Notícias
Confiança da indústria brasiliense volta a crescer
- Detalhes
- Publicado: Segunda, 25 Outubro 2010 19:50
O empresariado do setor produtivo está mais otimista com a economia brasileira e com o segmento, segundo pesquisa da Federação das Indústrias do Distrito Federal
O índice que mede a confiança do empresário industrial brasiliense situou-se em 64,1 pontos em outubro. A variável ficou 7,3 pontos percentuais acima do verificado no mês anterior (56,8 pontos). Isso indica que o empresariado do setor produtivo está mais otimista com a economia brasileira e com o segmento. A pesquisa é produzida pela Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra).
O Índice de Confiança do Empresário Industrial do DF (ICEI) varia no intervalo de 0 a 100. Valores acima de 50 indicam empresários confiantes. “O aumento na confiança da indústria brasiliense deve-se à melhor avaliação do empresário em relação às condições atuais e das expectativas para a economia brasileira e local”, explica o presidente da Fibra, Antônio Rocha.
O empresário brasiliense também se encontra mais confiante do que o empresário brasileiro na média geral. O índice de confiança da indústria do DF ficou em 64,1 pontos em outubro frente ao índice de 62,8 para o Brasil. Apesar da expansão, a confiança do industrial de Brasília ainda se mantém abaixo da verificada em igual mês do ano passado (68,4). Nessa base, o indicador registrou um recuo de 4,3 pontos percentuais.
O ICEI também mostra como o empresário analisa as condições atuais da economia brasileira e da própria empresa, além de medir a expectativa desse industrial. O índice de “condições atuais” alcançou 55,1 pontos em outubro e ficou 1,3 ponto percentual acima do indicador apurado no mês anterior (53,8). O índice de expectativa alcançou 67,5 pontos e ficou 9,2 pontos percentuais acima do indicador observado em setembro (58,3).
Entre os componentes do indicador “expectativa”, o destaque foi a expressiva recuperação da avaliação dos empresários em relação à empresa. O índice de expectativa para a empresa situou em 63,5 pontos e ficou 18,7 pontos percentuais acima do observado em setembro passado (44,8).
Diego Recena
Assessoria de Imprensa
Sistema Federação das Indústrias do DF (Fibra)
61 3362-3815 // 8185-7047
Foto: Cristiano Costa/ Unicom-Fibra