Notícias
Encontro empresarial reúne brasilienses e capixabas
- Detalhes
- Publicado: Quarta, 17 Novembro 2010 18:24
Industriais brasilienses e capixabas debateram na manhã desta quarta-feira (17) fórmulas de inovação e gerenciamento nas empresas brasileiras. Eles participaram da terceira edição de 2010 do Encontro Empresarial, evento promovido pela Federação das Indústrias do DF (Fibra). O palestrante foi o presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Lucas Izoton. “A inovação é que vai fazer com que a indústria ganhe competitividade”, afirmou o empresário. O tema da palestra foi Gerenciando e Lucrando no Varejo, mesmo título de um livro de Izoton publicado em 2009.
O encontro foi aberto pelo primeiro vice-presidente da Fibra, José Luiz Diaz Fernandez, que representou o presidente da federação, Antônio Rocha, na palestra. Rocha não pôde participar em função de um compromisso previamente agendado. Na abertura, Fernandez comentou os desafios enfrentados no Brasil. “Todos nós sabemos que para empreender, no caso específico brasileiro, é preciso encarar uma enorme carga tributária, burocracia elevada, competição acirrada, condições desiguais de incentivos e insegurança jurídica”, afirmou. “Nesse ambiente adverso, torna-se ainda mais importante a promoção de ações para capacitação do empresariado e defesa do setor.”
Antes de começar a falar sobre técnicas de gestão e marketing, Izoton relembrou um pouco de sua trajetória. O presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo é fundador e presidente da marca de moda jovem Cobra D’Água. Ele também é consultor da Organização das Nações Unidas (ONU). O empreendedor brincou dizendo que começou sua carreira os 10 anos, no "comércio", vendendo refresco na feira. Aos 12, foi para o ramo da "prestação de serviços", lavando carro do pai. Aos 14, se "internacionalizou", vendendo produtos da Avon com a mãe e aos 15 ingressou na "indústria", fabricando artesanatos.
Na opinião do palestrante, o Brasil, com cerca de 200 milhões de habitantes, consolida a cada dia o seu mercado doméstico. Porém, o próprio tamanho deste mercado e o crescimento de algumas faixas de renda têm resultado em um grau de competitividade cada vez maior, obrigando os empresários a adotarem novos comportamentos que podem significar a própria sobrevivência e o tão almejado crescimento. “Estou confiante no Brasil na próxima década. Temos muita coisa para acertar, mas acho que o País é a bola da vez”, afirmou.
Izoton considera que para os empreendedores terem sucesso é fundamental planejamento e inovação. “Brasileiro não gosta de planejamento, mas planejar é essencial para empreender”, disse. “Empreendedores inspiram os funcionários a se motivarem. Mas é melhor contratar alguém já motivado do que transformá-lo.” Esse foi o terceiro Encontro Empresarial promovido pela Fibra em 2010. Nas edições anteriores, a entidade realizou as palestras do consultor de carreiras Max Gehringer e do professor paquistanês Naeem Zafar.
Mais informações: www.lucasizoton.com.br
Diego Recena
Assessoria de Imprensa
Sistema Federação das Indústrias do DF (Fibra)
61 3362-3815 // 8185-7047
Foto: Cristiano Costa/ Unicom - Fibra