Notícias
Indústria brasiliense cresceu em 2010
- Detalhes
- Publicado: Quarta, 15 Dezembro 2010 13:23
Os indicadores econômicos mostram expansão da indústria em 2010 em comparação com o ano passado. No acumulado até outubro, o faturamento industrial registrou crescimento de 32,64% frente ao mesmo período de 2009. O emprego expandiu-se 5,19% e o nível de Utilização da Capacidade Instalada (UCI) ampliou-se, em média, 3,96 pontos percentuais. Os dados são da pesquisa Indicadores de Desempenho da Indústria, produzida pela Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra).
Em relação ao desempenho mensal, no entanto, os mesmos indicadores apresentaram variação negativa em outubro, após terem registrado expansão em setembro. O faturamento recuou 3,56%, o pessoal empregado decresceu 0,81% e o nível de utilização da capacidade instalada caiu 0,37 ponto percentual, passando de 70,11%, em setembro, para 69,74% em outubro. “A pesquisa continua mostrando um quadro de alternância entre queda e crescimento dos indicadores, o que traduz a evolução moderada da atividade industrial”, explica o presidente da Fibra, Antônio Rocha.
Apesar da queda em outubro, os indicadores seguem apresentando resultados positivos em comparativos para bases mais abrangentes. Frente à igual mês do ano anterior (outubro de 2009), o faturamento cresceu 43,43% e o pessoal empregado 2,27%. A utilização da capacidade instalada aumentou, em média, 2,90 pontos percentuais, passando de 66,84% em outubro de 2009 para 69,74% em outubro de 2010.
Faturamento
A queda de 3,56% no faturamento da indústria em outubro frente ao mês anterior reforça a hipótese de crescimento moderado da indústria. Entre julho e outubro foram dois meses de crescimento (julho e setembro) e dois meses de queda (agosto e outubro). Comparativamente a outubro do ano passado, o faturamento registrou forte expansão (43,43%). Esse resultado foi impulsionado pelo crescimento das atividades de fabricação de produtos de metal, edição e impressão e alimentos, todas com variação superior a 30%. No caso de produtos de metal e edição e impressão o comportamento de uma única empresa, em cada setor, afetou o comportamento geral.
O crescimento de 32,64% registrado no comparativo anual alcançou todas as atividades pesquisadas. Os maiores destaques continuam sendo fabricação de produtos de metal, alimentação e fabricação de móveis, todos com taxa de crescimento superior a 15%. Cabe destacar o significativo crescimento do grupo “outras indústrias” de 79,86%, impulsionado por uma única empresa fornecedora de bens para a construção civil.
Pessoal empregado
A redução do emprego industrial em outubro frente ao mês anterior ocorreu após três meses consecutivos de crescimento. “Esse comportamento não deve ser considerado o fim do ciclo de expansão da variável, mas sim um ajuste”, aposta Antônio Rocha. Frente ao mesmo mês do ano anterior (outubro/09), o pessoal empregado apresentou expansão de 2,27%. No acumulado até outubro, o emprego industrial cresceu de forma disseminada. As contratações ocorrem em quatro das seis atividades pesquisadas, merecendo destaque fabricação de produtos de metal, vestuário e alimentação, todos com crescimento acima de 2% na comparação com igual período do ano passado.
Utilização da Capacidade Instalada (UCI)
A indústria brasiliense operou, em média, com 69,74% de sua capacidade instalada no mês de outubro. O indicador recuou 0,37 ponto percentual frente ao mês anterior. Esse resultado interrompeu um período de três meses de crescimento. No acumulado de janeiro a outubro, a indústria operou, em média, com 68,02% de sua UCI, o que representa um crescimento de 3,96 pontos percentuais na comparação com o mesmo período de 2009. As atividades que aumentaram com maior intensidade a UCI foram edição e impressão e fabricação de móveis, ambos com expansão acima de 6 pontos percentuais. Os dados foram levantados pela Fibra em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-DF) e com apoio do Sebrae-DF.
Diego Recena
Assessoria de Imprensa
Sistema Federação das Indústrias do DF (Fibra)
61 3362-3815
61 8185-7047
Foto: Crtistiano Costa/ Unicom - Fibra