Notícias

Fibra lança Diário de uma Jovem Indústria

A A capital da República teve a sua história documentada a partir da trajetória de empresários responsáveis pela industrialização da cidade. Na noite desta quinta-feira (16), a Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) lançou, em uma cerimônia na sede da entidade, o livro “Dário de uma Jovem Indústria”. Não se trata de um registro oficial sobre Brasília. Tampouco uma versão institucional sobre o desenvolvimento da capital da República. A obra representa uma reunião de histórias de vida de pessoas que acreditaram na indústria brasiliense.

“Cada trajetória aqui resumida é uma das engrenagens de uma jovem e promissora indústria. Os homens e as mulheres que fazem esse motor funcionar nos contam como a cidade desabrochou de um sonho para se converter em uma capital altiva e independente”, afirmou o presidente da Fibra, Antônio Rocha, durante a abertura da cerimônia. “Este não é um livro de um único autor. É um livro de muitos autores e de muitos personagens. De gente que acreditou no Planalto Central como terra fértil para o trabalho, para a inovação e para o desenvolvimento”, completou.

Para simbolizar o lançamento do livro, Antônio Rocha entregou os primeiros exemplares ao senador Adelmir Santana, presidente do conselho nacional do Serviço Brasileiro de Apoio às Mciro e Pequenas Empresas (Sebrae) – entidade parceira do projeto, e para o empresário pioneiro Mitir Moufarrege, representante da classe industrial. “Aqueles que inovam e buscam a inovação estão focados no futuro. Parabenizo todos esses industriais”, afirmou Santana.

O Diário de uma Jovem Indústria é a primeira publicação do gênero lançada no DF. Com 305 páginas, traz o perfil de 70 empresários do setor, pioneiros de diferentes segmentos e fases da cidade. O livro é uma narrativa da trajetória da jovem capital desde a fundação até os dias de hoje, entremeando a história de empresários da indústria que acreditaram no projeto e, voluntariamente, quiseram registrar seu perfil empreendedor.

Ao reunir textos, fotografias e documentos inéditos sobre o início e a consolidação da indústria de Brasília, o livro também se transforma em um importante instrumento de pesquisa. Foi feito em comemoração ao cinqüentenário da cidade. Uma das apresentações da obra foi escrita pelo então presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro Neto. O livro também traz um resumo sobre cada um dos segmentos da indústria de Brasília e uma galeria com os ex-presidentes da federação.

A publicação é um produto da Unidade de Comunicação e Marketing do Sistema Fibra e foi produzida pela WHD Editora e Comunicação. Foram impressas 2 mil cópias, que serão entregues aos participantes e distribuídas em escolas, universidades e órgãos públicos.

Diego Recena
Assessoria de Imprensa
Sistema Federação das Indústrias do DF (Fibra)
61 3362-3815 // 8185-7047
Foto: Crtistiano Costa/ Unicom - Fibra

Pesquisa

 

 BANNER ACESSE EDITAL Prancheta 1

banner indicadores

banner nac