Notícias
Indústria participa de reunião sobre Pdot
- Detalhes
- Publicado: Sexta, 04 Fevereiro 2011 01:00
O Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot) do Distrito Federal precisa estar em conformidade com a lei e, ao mesmo tempo, permitir o desenvolvimento da cidade de uma forma segura. Esse é o entendimento da Federação das Indústrias do DF (Fibra). O presidente da instituição, Antônio Rocha, participou na manhã desta sexta-feira (4/2), junto com outros representantes do Fórum do Setor Produtivo, de uma reunião na Secretaria de Desenvolvimento Econômico para discutir o assunto. Ainda foi analisado um modelo de política econômica para Brasília.
Durante a reunião, o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Moacir de Sousa Vieira, apresentou as diretrizes dessa política econômica e pediu a colaboração do setor produtivo na revisão do Pdot. O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Geraldo Magela, também presente, afirmou que as correções no plano de ordenamento territorial serão feitas com a participação da sociedade e vai abrir o documento para consulta pública. Ainda assim, Magela espera que o texto, consolidado num projeto de lei, seja encaminhado à Câmara Legislativa em um prazo não muito longo.
A Fibra parabeniza pela iniciativa e concorda com a necessidade de reformular o Pdot. Para o presidente da federação, Antônio Rocha, as correções devem levar em consideração as mudanças ocorridas nos últimos anos no Distrito Federal e o fato de que a cidade não é mais apenas uma capital administrativa. Brasília cada vez mais é uma cidade produtiva. “A reformulação do Pdot deve levar segurança a população e aos empresários, de forma que seja possível atrair investimentos para o DF e gerar emprego e renda para cidade”, afirma.
Rocha explica que o modelo de desenvolvimento econômico idealizado pelo GDF para o setor industrial está em conformidade com o plano estratégico (PDI) produzido pela Fibra em 2006. Basicamente, as diretrizes englobam a implantação de uma política industrial, a atração de indústrias-âncoras e o estímulo as vocações para serviços industriais, indústrias limpas e atividades intensivas em inovação, tecnologia e conhecimento. Em uma segunda etapa desse processo, a Federação das Indústrias pretende promover um mapeamento das áreas disponíveis para o desenvolvimento industrial no DF.
Diego Recena
Assessoria de Imprensa
Sistema Federação das Indústrias do DF (Fibra)
61 3362-3815 // 8185-7047
Fotos: Tony Winston