Notícias
Indústria estreita laços com países africanos
- Detalhes
- Publicado: Quarta, 09 Fevereiro 2011 01:00
Brasil e África podem intensificar suas relações comerciais a partir de Brasília. O presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Antônio Rocha, recebeu na tarde desta quarta-feira (9), na sede da entidade, a visita do embaixador e do conselheiro de Camarões e a visita dos embaixadores do Sudão e do Benin. O objetivo foi estreitar os laços entre a comunidade africana e os industriais brasilienses. Também foi discutido o apoio para realização de um seminário em Brasília e do Dia da África, comemorado tradicionalmente em 25 de maio.
Os diplomatas africanos explicaram que foi formado um comitê para realização do Dia da África. Segundo os embaixadores, apesar da cultura brasileira possuir muitas influências africanas, os brasileiros não conhecem bem o continente e essa seria uma boa oportunidade para divulgar a África e fortalecer as relações comerciais, políticas e econômicas. “Vamos trabalhar uma agenda para formatar essa proposta. Queremos ser parceiros desse evento tão grandioso, que pode ser um marco para Brasília”, afirmou o presidente da Fibra, Antônio Rocha.
Atualmente, existem 31 representações diplomáticas africanas em Brasília. Nos últimos sete anos, as exportações do Brasil para a África cresceram 267%. Alguns dos principais produtos brasileiros comercializados foram açúcar, carne e cereais. Para se ter uma ideia, em 2009, o grupo dos países africanos comprou US$ 8,9 bilhões do Brasil. Esses números podem ser ampliados. “Esse relacionamento com os africanos pode abrir uma grande porta de negócios”, disse Rocha.
Os embaixadores estrangeiros revelaram que a política diplomática praticada nos últimos oito anos pelo governo brasileiro promoveu uma aproximação inédita e o estilo do ex-presidente Lula encorajou os africanos. O Dia da África deve envolver atividades para diplomatas, empresários, políticos e estudantes. Além do presidente Antônio Rocha, a Fibra foi representada no encontro pelo diretor de Assuntos de Defesa de Interesse Industrial da entidade, Cláudio Mendes, e pelo assessor de Assuntos de Comércio Exterior Juliano Montandon.
Entre os diplomatas participaram o embaixador de Camarões, Martin A. Mbeng; o embaixador de Benim, Isidore Benjamin Amédée Monsi; o embaixador do Sudão, Abd Elghani Elnaim Awad Elkarim; e o conselheiro da embaixada de Camarões, Fidèle Wamba.
Diego Recena
Assessoria de Imprensa
Sistema Federação das Indústrias do DF (Fibra)
61 3362-3815 // 8185-7047
Foto: Crtistiano Costa/ Unicom - Fibra