Notícias
Confiança do industrial brasiliense volta a subir
- Detalhes
- Publicado: Sexta, 25 Fevereiro 2011 11:02
Os industriais brasilienses retomaram o otimismo. Após três meses de queda, o Índice de Confiança do Empresário Industrial no Distrito Federal (ICEI/DF) voltou a crescer. Em fevereiro, o indicador alcançou 61,8 pontos e ficou 2,8 pontos percentuais acima do verificado em janeiro (59). O ICEI varia no intervalo de 0 a 100. Valores acima de 50 indicam empresários confiantes. A pesquisa é da Confederação Nacional da Indústria (CNI), realizada junto com a Federação das Indústrias do DF (Fibra).
Além de medir a confiança, o levantamento revela a avaliação dos industriais sobre o desempenho da economia e as expectativas para os próximos seis meses em relação ao cenário nacional e à empresa. “Em fevereiro, o índice cresceu principalmente devido à melhoria das expectativas relacionadas à empresa”, explica o presidente da Fibra, Antônio Rocha. No segundo mês de 2011, o Índice de Expectativas atingiu 67,4 pontos e ficou 2,8 pontos percentuais acima do observado no mês anterior.
A conjuntura política local também influenciou no resultado. “Os empresários do setor industrial estão confiantes no novo governo e com isso as expectativas também melhoram. A sinalização de que as obras terão continuidade, de que a legislação será cumprida, de que novas indústrias serão atraídas para cidades e de que projetos como a Cidade Digital sairão do papel, animam o empresariado”, destaca Antônio Rocha.
No entanto, apesar do resultado positivo, os empresários ainda continuam menos otimistas do que estavam em igual período do ano passado. Na comparação com fevereiro de 2010, o ICEI/DF recuou 6 pontos percentuais, passando de 67,8 para os atuais 61,8 pontos. Isso pode ser explicado porque no início do ano passado, boa parte do setor industrial estava bastante otimista com a geração de negócios em um ano eleitoral e de Copa do Mundo de futebol.
No contexto brasileiro, a análise anual do ICEI/DF mostra um comportamento similar ao dos demais estados pesquisados. O Índice de Confiança do Empresário Industrial do País recuou 6 pontos percentuais em fevereiro de 2011 frente a igual mês do ano passado. Na análise mensal, o ICEI do País ficou em 61,8 pontos em fevereiro – queda de 0,2 ponto em relação a janeiro de 2011.
Diego Recena
Assessoria de Imprensa
Sistema Federação das Indústrias do DF (Fibra)
61 3362-3815 // 8185-7047
Foto: Crtistiano Costa/ Unicom - Fibra