Notícias

Governador recebe estudo de ações estruturantes para o DF

Proposta auxiliará na maioria das obras já começadas e que são reconhecidas como indispensáveis para a infraestrutura da capital federal

Um levantamento que agrega todas as necessidades em termos de mobilidade urbana foi entregue, na manhã de hoje (23), ao governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, em solenidade realizada na Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra). São mais de 30 estudos, abrangendo as áreas urbanas e rurais, dentro dos modais rodoviário, ferroviário, cicloviário, Metrô, VLT, pedestres, estacionamentos, passagens subterrâneas e corredores de transportes coletivos. São soluções - a maioria já começada e inconclusa - reconhecidas por todos como indispensáveis. 

“A entrega desse documento terá efeito direto nos caminhos a serem seguidos para Brasília no seu desenvolvimento econômico e físico no futuro”, disse o governador Agnelo Queiroz, ao receber das mãos do presidente da Fibra, Antônio Rocha, o estudo Distrito Federal – Ações Estruturantes, com propostas de obras de infraestrutura para a Capital Federal.

Agnelo ressaltou o valor da iniciativa para o desenvolvimento da Capital e reiterou o compromisso com o crescimento ordenado urbano de Brasília. “É uma grande responsabilidade que temos com o futuro. Somos um conglomerado urbano significativo e não podemos permitir um crescimento desordenado, problema de grandes metrópoles no Brasil. Devemos evitar todas as formas de inchaço urbano, porções de pobreza nas periferias. Devemos intervir agora, para que nada atrapalhe nosso crescimento, e nós precisamos de desenvolvimento econômico para nossa cidade. Brasília deve seguir proporcionalmente o crescimento da região Centro-Oeste, que é uma das que mais se desenvolveu no Brasil nos últimos 20 anos”, discursou. Presente no evento, o vice-governador, Tadeu Filippelli ressaltou: “É muito importante que convênios como esses devem ser feitos para melhorar a gestão do nosso governo”.

Anfitrião do evento, o presidente da Fibra, Antônio Rocha, chamou atenção para a preocupação do setor produtivo com o crescimento acelerado de Brasília. “O setor produtivo se mostra apreensivo com o fluxo crescente de veículos e pessoas dentro da capital federal. Temos que priorizar a qualidade de vida da população e, ainda, criar condições para que eventos como a Copa do Mundo da Fifa encontrem uma estrutura de circulação mais fluida. A Federação está aqui para intermediar esses acordos firmados entre o setor da construção civil e o governo”, observa o presidente da Fibra, Antonio Rocha.

O estudo foi realizado pelo Sindicato das Indústrias da Construção Civil (Sinduscon-DF) e a Associação Brasilienses de Construtores (Asbraco) e abrange polaridades atuais e futuras e descrevem os novos caminhos como setores estratégicos para o detalhamento das ações estruturantes. Cada ação contém uma breve caracterização e um sucinto diagnóstico de cada um desses segmentos. O último capítulo também aborda as principais fontes de financiamento identificadas no presente estudo. Segundo o presidente do Sinduscon-DF, Élson Póvoa, “Brasília, quarta maior aglomeração urbana do Brasil, é um orgulho para os brasileiros, não só pelo seu patrimônio urbanístico e arquitetônico que causa admiração em todo  o mundo, mas porque carrega este mandato que Juscelino Kubitscheck nos outorgou: a de ser um exemplo para o Brasil em termos de avanços na qualidade de vida dos brasileiros”.

O governador Agnelo endossa o desafio: “Queremos que Brasília seja a quinta maior economia do mundo. Estudos já apontam um encaminhamento para isso. Somos a ‘bola da vez’, por nossa localização privilegiada no centro do País”. Agnelo ressalta que a proximidade com a presidenta Dilma Roussef possibilitará que o PAC da Mobilidade destine R$ 2 bilhões para infraestrutura do DF e fortalecerá, ainda, a candidatura do DF para sediar a abertura da Copa de 2014. “Os projetos apresentados vão ajudar. A capital do Brasil reúne as melhores condições para fazer a abertura da Copa. O DF tem a melhor infraestrutura do Brasil”, concluiu.



Patrick Selvatti / Carlos Magno Araújo
Assessoria de Imprensa
Sistema Federação das Indústrias do DF (Fibra)
61 3362-3815 
Foto: Crtistiano Costa/ Unicom - Fibra

Pesquisa

 

 BANNER ACESSE EDITAL Prancheta 1

banner indicadores

banner nac