Notícias

Industrial brasiliense está menos otimista na economia

Pesquisa da Fibra mostra que empresários não estão satisfeitos com cenário atual nem projetam expectativas boas para o futuro
grafic
O Índice de Confiança do Empresário Industrial do Distrito Federal (ICEI/DF) atingiu 52,3 pontos em abril, ficando 7,2 pontos percentuais abaixo do observado no mês anterior. Esse resultado, um dos piores dos últimos dois anos, reflete o agravamento das condições atuais e das expectativas para a economia distrital nos próximos seis meses. Para efeitos de comparação, o nível mais baixo de confiança empresarial foi registrado em abril de 2009 (42,4 pontos).  Em abril, o Indicador das Condições Atuais alcançou 41,6 pontos percentuais, recuando 4,8 pontos em relação ao mês anterior - um dos piores resultados dos últimos dois anos. O seu posicionamento abaixo da linha divisória dos 50 pontos revela um sentimento de pessimismo em relação ao momento atual.

Esse quadro deve-se principalmente a uma visão menos otimista do empresário em relação ao componente “Economia do DF”, que caiu de 46,2 para 39,9 pontos percentuais, uma redução de 6,3 pontos. A piora no quadro atual acabou afetando as expectativas do setor para os próximos seis meses. Em abril, o Índice de Expectativas atingiu 57,7 pontos, ficando 8,4 abaixo do observado no mês anterior. Entre os componentes do indicador, observa-se que o resultado foi puxado pela deterioração das expectativas em relação à evolução da economia do DF.

“Na comparação com as demais capitais brasileiras, verifica-se que o Índice de Confiança do Empresário Industrial de Brasília acompanha a mesma tendência de queda. No entanto, na capital federal, o movimento de queda tem se tornado mais intenso por causa de um ambiente de incertezas com relação ao novo governo”, observa o presidente da Fibra, Antônio Rocha.

 

Confira os gráficos aqui.


Pesquisa

 

 BANNER ACESSE EDITAL Prancheta 1

banner indicadores

banner nac