Notícias

Mais de 20 mil pessoas participam da Ação Global no DF

paiaEvento realizado pelo Sesi-DF em parceria com a Rede Globo realizou 52 mil atendimentos das 9h às 17h, na Escola Classe 831, em Samambaia Norte

 Rosângela Apolinari (42) acordou cedo neste sábado, arrumou os quatro filhos, e levou-os para a 16ª Ação Global Nacional, promovida na capital federal, na região administrativa de Samambaia. A mãe já tinha um destino certo: a sala de pediatria, uma das mais de 80 opções de atendimentos realizados no dia pelo Serviço Social da Indústria (Sesi-DF) e pela Rede Globo Brasília, além de inúmeros parceiros na Escola Classe 831. Rosângela ouviu atentamente os conselhos da pediatra Tatiane Santos, que suas quatro crianças têm problemas em comum: além de complicações respiratórias como Rinite, eles têm Molusco Contagioso – uma doença dermatológica causada por vírus. As crianças saíram com receituário e com medicamentos em mãos, já para o início do tratamento.

“O posto de saúde da Samambaia é muito cheio. É extremamente difícil conseguir uma consulta com o pediatra. Então, é uma oportunidade única poder trazer meus filhos aqui. Espero que eles melhorem logo e que eu fique mais tranquila. É coração de mãe, né?” disse, Rosângela. Entre outros conselhos, a pediatra explicava para Rosângela que os remédios não bastam, mas que há necessidade de preservar os filhos de poeira, ácaros, mofo, entre outros, para evitar que a doença volte.

Ano a ano, a área de saúde é extremamente procurada por aqueles que buscam a Ação Global. Na área de oftalmologia, o lavador de carros Genildo Mendonça (25) recebia o diagnóstico, um tanto quanto preocupado. Ele, que reclama muito da vista, descobria que tem uma mancha preta no olho esquerdo, provavelmente um problema sério na retina. “Ele terá que fazer um exame mais detalhado, já que não tem apenas um problema de visão”, alertou a oftalmologista do Sesi-DF, Larissa Casteluber. “Não tenho dinheiro pra fazer uma consulta, portanto, vir aqui foi uma bênção pra mim”, disse Genildo.

Já na área odontológica, Elen Vanessa Silva (27), atualmente desempregada, controlava o medo antes da extração de um dente. “Precisava de um dentista urgente. Graças a Deus aconteceu essa Ação Global. Meus dentes não estão bons. Será preciso arrancar um”, relatou.

Cidadania

Em 2011, a Ação Global chega à 16ª edição com a tradição de levar cidadania aos mais necessitados com serviços gratuitos de educação, saúde, meio ambiente, cultura, alimentação, esporte e lazer, além inclusão social. Realizada concomitantemente nos 26 estados mais o DF, a Ação Global reuniu mais de 42 mil voluntários em todo o País. Na capital federal, foram promovidos 52.224 mil atendimentos. Cerca de 21 mil pessoas circularam pela Escola Classe 831, de Samambaia Norte, durante todo o dia. “A Ação Global é o mínimo que o setor privado pode fazer para amenizar esse cenário de desigualdade que encontramos no Brasil”, avalia o presidente da Fibra em exercício, José Luiz Diaz Fernandez.

A Ação Global é conhecida nacionalmente por proporcionar à população de todo o Brasil acesso a serviços básicos como retirada de documentos, corte de corte de cabelo, atendimento jurídico, entre muitos outros. Tudo isso é possível com a participação de aproximadamente 40 parceiros que trabalham incansavelmente das 9h às 17h. 

Dilma de Fátima Oliveira (54), embora xará da presidenta da República, Dilma Rousseff, retirava seu CPF pela primeira vez. “Sou do interior do Piauí. Nunca tive um CPF. Mas acho preciso ter todos os documentos para ser alguém. Sou doméstica e preciso”, afirmou, ela, que contou com a ajuda da Caixa Econômica Federal (CEF) para retirar o documento.

A necessidade de serviços primários como corte de cabelo levou diversos moradores da Samambaia a esperar ansiosamente na fila de atendimento por um novo visual. Crianças, jovens, adultos e terceira idade. Todos à espera de um corte. É o caso de Valmir Vieira (49), desempregado. Ele, singelamente, agradeceu ao Sesi-DF e à Rede Globo Brasília pelo benefício que recebeu no dia da Ação Global. “Contar com essa ajuda é um benefício que não temos do governo. Ainda hoje, aqui no evento, pretendo buscar cursos de qualificação. Afinal, preciso de renda”, disse o senhor.

A voluntária do Senac no serviço de corte de cabelo Kássia Lanza (32) relatou sua felicidade em poder prestar seu trabalho, voluntariamente, para quem mais necessita. “Me sinto plena em ajudar todas essas pessoas e ainda crescer profissionalmente como cabeleireira”, comentou. 

As oficinas do Senai-DF proporcionam capacitação profissional, ensinam como preparar pão brioche, promovem a confecção de brinquedos e, ainda, mostram como realizar a manutenção em bicicletas.

O pequeno Jonathan Cruz (10) aguardava, numa concorrida fila, o conserto de sua bicicleta. “Tem mais de um mês que minha bicicleta está com o pneu furado. Daí eu não posso ajudar minha mãe a trazer compras para a casa e nem posso brincar também. Hoje saio com ela boa. Estou bem feliz”, disse o menino sorridente.

Mas a população da Samambaia também buscou atendimento jurídico no local. Cerca de 15 advogados da Ordem dos Advogados do Brasil e da Universidade Católica orientaram os interessados em diversos temas, como paternidade, veículos em atraso, pensão alimentícia, casamento, entre outros. “É fundamental para esclarecer a população tanto seus direitos como seus deveres. A conscientização é um bem para a sociedade em geral”, disse a advogada e voluntária Tatiana Domingues.

Cultura e Lazer 

Oportunizar distração e acesso à cultura também faz parte da Ação Global. Este dia 14 de maio contou com vasta programação cultural para aqueles que compareceram ao evento. Cinema, teatro com o grupo Roupa de Ensaio, roda de Hip-hop, mágica com o Tio André, palhaços e atrações circenses com o Circo Mamulengo Fuzuê e Rapadura, entre outros, foram as atrações do dia.

Felicidade das crianças, felicidade dos adultos. Cláudio Souza (41) disse já ter participado de algumas Ações Globais, mas que esta foi a melhor. “Não me lembro que nenhum dos outros eventos tenha tido essa quantidade de atrações culturais. Foi muito bom e criativo”, disse. Já a pequena Taís Pontes (12) disse, emocionada, que adora palhaços. “Pedi pra minha mãe pra deixar eu ficar. Tem muita coisa legal aqui. Inclusive os palhaços”, falou a estudante. 

O evento

A abertura do evento contou com a participação do governador em exercício, Tadeu Filippelli, além de deputados distritais, presidentes de sindicatos da indústria e empresários. Segundo Filippelli, uma ação dessas é extremamente bem-vinda, principalmente para quem está à frente do governo. “É um braço a mais. No espaço que o governo tem dificuldade de atender, de operacionalizar, de estar mais perto do cidadão. Uma ação dessa permite uma interface muito mais estreita com o povo. Nós aplaudimos essa iniciativa”, disse, na oportunidade.

A deputada distrital Eliana Pedrosa endossa o aplauso. “É uma iniciativa da maior importância não só por atender a quem precisa, mas também por facilitar a vida dessas pessoas, que precisam percorrer longas distancias e ainda enfrentar os problemas do cotidiano”, destacou. Para ela, a Câmara Legislativa do DF poderia ter prestigiado a iniciativa, e chamou atenção para a responsabilidade social de instituições como o Sesi-DF e a Globo. “É uma ação de justiça social e o Sesi e a Globo não se furtam a realizar para aqueles que precisam de ajuda”, pontuou a distrital, enaltecendo as expertises das instituições organizadoras na condução do evento.

Quem também prestigiou o evento foi o ator global Malvino Salvador. Ovacionado pelas meninas, Malvino visitou as atividades da Ação Global entre gritos e muitos pedidos de autógrafos. “Achei ótima a oportunidade. É uma grande força que o Sesi tem, juntamente com a Globo, de chegar a essas pessoas, que têm pouco acesso e muita dificuldade de conseguir algumas coisas. Para elas, é tudo muito distante e nem sempre o governo consegue atender a todo mundo”, opinou.

 

 

Texto; Suzana
Foto; Cristiano Costa

Pesquisa

 

 BANNER ACESSE EDITAL Prancheta 1

banner indicadores

banner nac