Notícias
Fibra lança 9ª edição da Agenda Legislativa
- Detalhes
- Publicado: Terça, 31 Mai 2011 00:00
A publicação contém o posicionamento da indústria sobre 20 projetos em tramitação no legislativo do DF
A criação de feriados no calendário oficial é uma pauta recorrente no cronograma de nossos legisladores. O estabelecimento de cotas para ingresso de determinado grupo de pessoas também é sempre visto em algum novo projeto de lei. Por outro lado, também há propostas para leis que concedam descontos aos contribuintes que efetuarem o pagamento de impostos no valor integral até a data de vencimento da cota única. Ou que estabelecem diretrizes para a substituição do uso de sacola plástica por sacola ecológica. Observando esses projetos de lei, a indústria do DF reconhece que a Câmara Legislativa é o grande palco de debates sobre a vida econômica, política e social do DF. E os temas descritos acima são alguns dos ingredientes que a Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) utiliza para, desde 2003, produzir anualmente uma publicação que contém o posicionamento do setor sobre os projetos em tramitação no legislativo local. A nona edição da Agenda Legislativa da Indústria do DF, referente ao ano de 2011, será entregue aos representantes do Legislativo e do Executivo do DF nesta quinta-feira (2), às 10h30.
O presidente da Fibra, Antônio Rocha, entende que a nona agenda foi elaborada em momento oportuno, já que uma nova legislatura inicia. “É importante que a indústria do DF elenque as medidas pontuais que requerem a ação do Executivo e do Legislativo neste primeiro ano de governo. Além disso, vale ressaltar que a Agenda reflete interesses muito mais amplos, que vão além dos interesses da indústria, beneficiando outros setores e, ainda, toda a população”, completa Rocha.
São esperados para cerimônia representantes do executivo e do legislativo do DF e os empresários e presidentes de sindicatos ligados a indústria, reunindo empresários da indústria, provenientes dos setores de tecnologia da informação, alimentação, madeira e mobiliário, construção civil, metalomecânica, reparação de eletroeletrônicos, gráfico, grãos e lavanderia.
A publicação - A Agenda Legislativa da Indústria do DF trará 20 projetos de cunho econômico; defesa do consumidor; desenvolvimento científico e tecnológico; tributação; política urbana e meio ambiente; habitação; responsabilidade social; educação e saúde; atendimento ao cidadão; entre outros. O documento é uma forma já consolidada de comunicação franca, direta e transparente do setor industrial brasiliense com o poder legislativo do DF. Após consolidada com as posições do setor industrial - classificadas em convergentes e divergentes, com seus devidos embasamentos e justificativas - a Agenda Legislativa será entregue para parlamentares e integrantes do Executivo.
A agenda tem 80 páginas e uma tiragem de 1 mil exemplares, sendo distribuída para representantes dos três poderes, empresariado, bibliotecas, universidades, órgãos e instituições empresariais. A mesma ação promovida pela Fibra no DF é feita pelas federações de cada estado do País e nacionalmente pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), que já está na 16ª edição da sua agenda, com posicionamentos sobre as propostas em curso no Congresso Nacional. A elaboração desses documentos foi uma forma construtiva e transparente que os empresários encontraram para defender interesses legítimos em discussão nas casas legislativas do País.
Patrick Selvatti
Assessoria de Imprensa
Sistema Federação das Indústrias do DF (Fibra)
61 3362-6131
61 8181-0452