Notícias

Construção civil: em abril, desaquecimento com otimismo

_MG_5588O setor de construção civil está retraído, mas com boas perspectivas. Essa é a conclusão da pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do DF em parceria com a CNI sobre o nível de atividade no Distrito Federal. Em abril, o indicador do nível de atividade situou-se em 44,1 pontos, resultado abaixo da linha divisória dos 50 pontos, que aponta desaquecimento do segmento. Com isso, o setor mantém a trajetória de queda iniciada em maio de 2010. O indicador de nível de atividade em relação ao usual alcançou 46,6 pontos em abril, situando-se pouco abaixo da linha divisória dos 50 pontos, sinalizando queda da atividade em relação a iguais meses de anos anteriores. Apesar da retração no nível de atividade, o emprego se mantém estável. Em março, o índice de evolução do número de empregados alcançou 50,8 pontos, pouco acima da linha divisória dos 50 pontos.

Já as expectativas para os próximos seis meses se mantiveram favoráveis. Todas as quatro variáveis ficaram acima da linha divisória dos 50 pontos. O indicador de nível de atividade situou-se em 52,0 pontos e o indicador de novos empreendimentos ficou em 55,0 pontos. O indicador de compras de matérias primas ficou em 54,0 pontos. O indicador de expectativa para o número de empregados nos próximos seis meses ficou em 56,6 pontos, revelando uma possível expansão do contingente de empregados no setor.

Segundo o presidente da Fibra, Antônio Rocha, o clima de expectativas é coerente com a intenção de retomada de obras por parte do Governo do Distrito Federal. “Nossa viagem acompanhando o governador Agnelo foi bem direcionada para essa busca por referência em obras de infraestrutura, como construção de estádios, rodovias e implantação de trens urbanos”, observa.

Setor sob nova direção

Júlio Cesar Peres, o novo presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-DF), tomou posse na noite de terça-feira, dia 31 de maio, em solenidade realizada na sede do Sindicato. “Queremos que esse crescimento ocorra com a participação de todos da diretoria, do governo e da sociedade”, declarou. O novo presidente destacou também a importância de aumentar a base de representação sindical, aumentando a pauta de prestação de serviços. Sobre as relações da entidade com o governo, Júlio afirmou que manterá o diálogo, principalmente para a retomada das obras na saúde, saneamento e transporte, que ajudam a impulsionar o crescimento econômico do DF.

IMG_8209Na mesma ocasião, o Sinduscon-DF prestou homenagem a cinco personalidades que se destacaram em atividades de apoio à indústria da construção do DF. O governador Agnelo Queiroz recebeu o título de Grão Mérito. A Medalha do Mérito da Construção foi concedida a outras quatro personalidades. Luiz Pitiman, 2º vice-presidente da Fibra e secretário de Obras do Distrito Federal; Fernando Queiroz, diretor-presidente da Via Engenharia; Juvenal Amaral, ex-presidente da entidade e diretor-superintendente da Polígono Engenharia; e Pelerson Penido, diretor-presidente do Grupo Serveng-Civilsan, que foi representado por Tadeu Penido. Eles receberam as medalhas por se destacarem em atividades de apoio à indústria da construção e por exercerem papel relevante no desenvolvimento econômico e social do DF.

Pesquisa

 

 BANNER ACESSE EDITAL Prancheta 1

banner indicadores

banner nac