Notícias

Industrial do DF está mais otimista na economia

coinsO Índice de Confiança do Empresário Industrial do Distrito Federal (ICEI/DF) atingiu 56,2 pontos em junho, resultado 2,2 pontos acima do observado no mês de maio. A pesquisa foi realizada pela Federação das Indústrias do DF (Fibra) em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). A expansão do ICEI/DF decorreu da melhora nas expectativas dos empresários para os próximos seis meses. O Índice de Expectativas atingiu 63,2 pontos, ficando 4,6 pontos acima do observado no mês anterior. Entre os itens que compõem o indicador, observa-se que o resultado foi puxado pelo crescimento do Índice de Expectativas da Empresa, que atingiu 66,6 pontos e ficou 6,0 pontos acima do resultado de maio.


Por outro lado, os empresários pesquisados demonstraram certa preocupação com a economia brasiliense. O Indicador das Condições Atuais recuou 7,2 pontos e alcançou 42,1 pontos. Cabe destacar que valores abaixo da linha divisória dos 50 pontos mostram que os empresários encontram-se pessimistas. Esse resultado foi puxado, principalmente, pela reavaliação dos entrevistados em relação às condições da empresa. O Indicador de Condições da Empresa no DF alcançou 41,8 pontos, resultado 9,5 pontos abaixo do observado no mês anterior. Já o Indicador de Condições da Economia brasiliense ficou praticamente estável. Ambos indicadores revelam que os empresários estão bem menos confiantes no momento atual, uma vez que os dois se situam abaixo da linha divisória dos 50 pontos.

“O Banco Central subiu os juros, para com isso desaquecer o consumo e reduzir os preços. Para a indústria brasileira, essa medida é considerada inadequada, uma vez que a inflação está sendo inflacionada pelos serviços e não pela evolução dos preços. Os nossos indicadores confirmam o desaquecimento da atividade industrial”, avalia o presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Antônio Rocha, em seu blog (www.blogdoantoniorocha.com.br). “Entendemos que o momento atual requer uma atuação gradual do governo no controle da inflação. Mas esperamos que o crescimento econômico adquirido não seja comprometido”.

Na comparação com o ICEI nacional, verifica-se que o Índice de Confiança do Empresário Industrial da capital federal avançou de forma mais intensa na passagem de maio para junho. O indicador aumentou 0,4 ponto de um mês para o outro, atingindo 57,9 pontos, o que confirma manutenção do otimismo do empresariado. Com isso, o indicador brasiliense segue evoluindo para patamares próximos do indicador nacional.

grafics

 

 

Texto: Patrick Selvatti
Assessoria de Imprensa
Sistema Federação das Indústrias do DF (Fibra)
61 3362-3815
Imagem Ilustrativa

 

Pesquisa

 

 BANNER ACESSE EDITAL Prancheta 1

banner indicadores

banner nac