Notícias
Secretário de Ciência e Tecnologia defende inclusão digital e social para Samambaia
- Detalhes
- Publicado: Terça, 12 Julho 2011 00:00
“Antes de ter como meta gerar inclusão digital, esta iniciativa busca oferecer também a inclusão social para o povo de Samambaia. O intuito maior é fazer com que os moradores se sintam inseridos nos projetos de Governo voltados para a ciência e tecnologia. Aqui, alunos e cidadãos poderão fazer suas consultas digitais da melhor maneira possível, utilizando um espaço que foi feito para eles”. Assim, o secretário de Ciência e Tecnologia do DF, Gastão Ramos abriu os trabalhos durante o lançamento do II Pólo do Programa de Orientação a Novas Tecnologias e Oportunidades (Ponto de Inclusão), na manhã de hoje (12), em Samambaia.
Gastão apresentou o novo centro da região administrativa acompanhado do governador Agnelo Queiroz, e de outros secretários presentes ao evento. Localizado em frente ao Parque Três Meninas, o “ponto de inclusão” reunirá a comunidade para aprender e reproduzir conhecimentos em cursos de educação formal, tecnológicos e profissionalizantes. A primeira região a receber uma unidade do programa foi o Gama, no último mês.
Outros centros tecnológicos comunitários serão implantados em todo o DF. Eles integrarão o Governo com a comunidade, meio acadêmico e o setor produtivo, tendo em vista o desenvolvimento da ciência e da tecnologia como ferramentas estratégicas para o crescimento do Distrito Federal.
Segundo Gastão, o programa visa à inclusão, também, de jovens no mercado de trabalho. “Queremos o máximo de acesso às novas tecnologias para os moradores de Samambaia para que possamos contar com mão de obra qualificada para oportunidades que estão por vir, como a Copa de 2014. Vamos inserir o máximo de cidadãos possíveis no universo digital. Esse é o espírito do GDF”, finalizou.
O novo projeto adota um sistema que acompanha a evolução do aluno, com rotatividade nos níveis de qualificação oferecidos. Além de promover o desenvolvimento de competências básicas, também estimula habilidades e atitudes que fomentem a cidadania e oportunidades de ascensão social aos participantes.
Carlos Magno
Assessoria de Imprensa – FIBRA
carlos.araujo@sistemafibra.org.br