Notícias
Atividade na construção civil permanece em queda
- Detalhes
- Publicado: Segunda, 18 Julho 2011 00:00
O indicador de nível de atividade da construção civil alcançou 48,8 pontos em maio. O posicionamento do índice abaixo da linha divisória dos 50 pontos mostra uma provável queda da atividade na passagem de abril para maio de 2011. A pesquisa é realizada pela Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Sindicato da Construção Civil (Sinduscon-DF). O nível de atividade também se encontra abaixo do usual para o mês de maio. O indicador do nível de atividade em relação ao usual situou-se em 42,9 pontos. O posicionamento do indicador abaixo da linha divisória dos 50 pontos reafirma a hipótese de queda da atividade ao longo dos primeiros meses do ano. A manutenção desse quadro acabou afetando o emprego no setor. Em maio, o indicador do número de empregados situou-se em 46,4 pontos, sinalizando queda do emprego. Esse é o pior resultado dos últimos seis meses.
Entretanto, apesar da queda na atividade industrial, o cenário para os próximos seis meses é positivo, segundo opinião dos empresários entrevistados. Todas as quatro variáveis apresentaram indicadores acima da linha divisória dos 50 pontos. O destaque continua sendo a perspectivas para a compra de matérias-primas e a realização de novos empreendimentos. Em maio, o indicador de compra de matérias-primas alcançou 63,4 pontos e o indicador de novos empreendimentos e serviços chegou a 63,1 pontos. Diante da expectativa da realização de novas obras, os empresários entrevistados esperam aumento do nível de atividade, o que irá gerar expansão do contingente de empregados. O indicador de nível de atividade se situou em 61,1 pontos e o indicador de número de empregados alcançou 63,1 pontos.
“O anúncio de novas obras por parte do GDF tanto para manutenção quanto para melhorias em relação à Copa do Mundo são bons motivos de otimismo”, avalia o presidente da Fibra, Antônio Rocha.
Texto: Patrick Selvatti
Imagem de divulgação