Notícias

Empresários do DF voltam a ter mais confiança na economia

Pesquisa aponta aumento no otimismo para o consumo nos próximos seis meses

GRAFINALO cenário econômico do Distrito Federal parece estar voltando a ficar favorável para o consumo, segundo os empresários da indústria brasiliense. Pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que p Índice de Confiança do Empresário Industrial do Distrito Federal (ICEI/DF) atingiu 57,2 pontos em agosto, resultado 4,4 pontos acima do observado no mês de julho (52,8). “O avanço do indicador se deve a uma avaliação menos pessimista sobre as condições atuais. Os industriais do DF estão confiantes na melhoria do consumo para o final do ano”, avalia o presidente da Fibra, Antônio Rocha.

De acordo com a pesquisa, em agosto, o Indicador das Condições Atuais alcançou 48,6 pontos e ficou 6,8 pontos acima do resultado de julho. Entretanto, o indicador ainda permanece abaixo da linha divisória dos 50 pontos, caracterizando uma avaliação pessimista sobre o cenário de agora.

Por outro lado, para os próximos seis meses, as expectativas dos empresários da Capital Federal tornaram-se mais positivas. O Índice de Expectativa alcançou 61,5 pontos em agosto e avançou 3,3 pontos frente ao mês anterior. Esse resultado foi impulsionado principalmente pelo crescimento do Indicador de Expectativas de Evolução da Empresa, que alcançou 62,7 pontos e ficou 2,8 pontos acima do resultado do mês anterior.

enfimPara o presidente do Sindicato das Indústrias da Madeira e do Mobiliário (Sindiman-DF), José Maria de Jesus, parte dessa expectativa positiva tem origem na história. Segundo ele, tradicionalmente, os últimos meses do ano são favoráveis para a indústria e para o comércio. No caso da produção, o pico se encontra nos meses de setembro, outubro e novembro, quando as fábricas precisam entregar os pedidos feitos nos meses anteriores. “Por outro lado, em dezembro, as indústrias costumam cair, por uma série de fatores, como férias coletivas, por exemplo. Entretanto, é o mês em que o comércio mais vende o que foi produzido no ano todo. E se o comércio vende, é porque a indústria faturou”, ele explica.

Sondagem revela bons índices para a indústria do DF

A produção industrial no Distrito Federal voltou a crescer em julho na comparação com o mês anterior, segundo pesquisa realizada pela Fibra em parceria com a CNI. O indicador de volume de produção alcançou 53,1 pontos em julho frente aos 47,8 pontos do mês anterior. O posicionamento do indicador acima da linha divisória dos 50 pontos sinaliza uma provável expansão da produção no mês de referência.

O avanço da produção possibilitou a recuperação do emprego industrial. Em julho, o indicador de evolução do número de empregados alcançou 55,8 pontos frente aos 47,4 pontos do mês anterior. Entretanto, o crescimento da produção ainda não foi suficiente para impulsionar o grau de utilização das máquinas industriais.

Em julho, o indicador de Utilização da Capacidade Instalada (UCI) situou-se em 44,2 pontos, permanecendo abaixo da linha divisória de 50 pontos pelo terceiro mês consecutivo.

Em relação ao futuro, as expectativas dos empresários entrevistados para os próximos seis meses, contados a partir de julho, mostraram-se mais favoráveis. As três variáveis utilizadas para avaliar a tendência futura da atividade industrial cresceram. O indicador de perspectivas para a demanda por produtos alcançou 68 pontos em julho, registrando aumento de 4,9 pontos na comparação com o mês de junho. O indicador de expectativas para compra de matérias-primas situou-se em 64,7 pontos em julho, aumento de 7,6 pontos frente a junho. 

Diante de uma possibilidade de aumento na produção, os entrevistados sinalizaram a intenção de expandir o quadro de pessoal. O índice de expectativa de evolução do número de empregados situou-se em 61,8 pontos, em julho, aumento de 6,6 pontos frente ao mês anterior.

 

Confira Aqui!

 

Patrick Selvatti
Assessoria de Imprensa
Sistema Federação das Indústrias do DF (Fibra)
61 3362-6131  61 8431-0335

Pesquisa

 

 BANNER ACESSE EDITAL Prancheta 1

banner indicadores

banner nac