Notícias
Indústria brasiliense celebrada com Mérito
- Detalhes
- Publicado: Quinta, 01 Setembro 2011 00:00
Foram dezoito agraciados, entre indústrias e empresários
A indústria da Capital Federal esteve reunida na noite do dia 31 de agosto, no auditório da Confederação Nacional da Indústria (CNI), para celebrar o bom momento do setor produtivo do DF, que, investindo em inovação e sustentabilidade, caminha para trazer grandes gols para Brasília antes, durante e depois a Copa do Mundo de 2014. A Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) realizou a cerimônia de outorga do Mérito Industrial do DF, com a presença de representantes do setor produtivo, administradores regionais, secretários de Estado e deputados.
Foram homenageadas as empresas e personalidades que mais se destacaram com benefícios para a indústria local. O título de Empresa do Ano foi concedido à Basa Brasília Alimentos, indústria genuinamente brasiliense de rações para animais de pequeno, médio e grande porte. “Nos sentimos muito orgulhosos de ter nosso trabalho reconhecido pela Fibra. Dedico a todos os nossos funcionários, que nos ajudaram a conquistar essa homenagem. Chegamos aqui porque trabalhamos com muita honestidade e sempre em grupo”, comemora Valério Folador, proprietário da indústria que está no DF há 34 anos.
Na mesma ocasião, o empresário Luiz Carlos Garcia, da Poliedro – Informática, Consultoria e Serviços, recebeu a Ordem do Mérito Industrial da CNI como reconhecimento da indústria brasileira aos benefícios da indústria de tecnologia da informação do DF ao País. “Esse é um grande evento para o empresariado de Brasília. Me sinto muito honrado de receber um título como este porque reconhece as boas práticas de mercado. É uma noite fantástica e me sinto muito feliz de receber esta homenagem”, avalia Garcia, líder de um grupo que hoje é referência no Brasil, gerando em torno de 2 mil empregos e agregando mais de 250 empresas de pequeno porte.
Boas práticas - Nove indústrias indicadas pelos sindicatos filiados à Fibra receberam o Destaque Setorial. Para a empresária Regina Moulin, sua confecção, a Ki Graça, ter sido agraciada foi uma forma de reconhecimento à sua história de vida. “Deixei de ser servidora pública para embarcar neste objetivo e o trabalho está sendo coroado hoje a noite. É uma forma de prestar homenagens a todos que trabalharam com afinco e dedicação”. Regina lembra que este é um ano muito especial, já que a Ki Graça completa 35 anos. “Realmente foi uma menção que nos enche de orgulho e que chega na hora certa. Estamos comemorando entre nós e agora vamos comemorar com outros parceiros”, ela diz, emocionada, lembrando que seus funcionários merecem o reconhecimento. “Tem alguns que estão comigo há 33 anos. Esta homenagem é pra eles também.”
Quem também comemora aniversário é a Coronário Gráfica e Editora: 40 anos em 2011. “Nos emociona receber uma homenagem como esta, porque é um sinal de continuidade ao trabalho iniciado pelo nosso pai, já falecido, que recebeu este prêmio, como empresário, há sete anos”, lembra o jovem João Paulo Verano, emocionado pela saudade do patriarca Henrique Verano.
O presidente do Sinduscon-DF, Julio Cesar Peres, proprietário da Construtora Ipê, reconhece, com trocadilho, o mérito da solenidade. “Para todos os premiados foi uma noite memorável. Todos nós da Construtora Ipê estão felizes com o reconhecimento. Este prêmio é um brinde ao trabalho e me sinto feliz em fazer parte do setor da construção civil no Distrito Federal”. Proprietário da parceira em termos de divulgação do setor de construção civil no DF, a WImóveis, o empresário Augusto Abdalla comenta que o que torna mais interessante na homenagem que receberam é que as pessoas sempre veem a empresa como mídia, através do portal de vendas e alugueis, mas a homenagem foi feita em cima do trabalho de Tecnologia da Informação. “A nossa empresa desde o início trabalhou com desenvolvimento de software, a gente só percebeu a internet como um meio de mídia muito importante para a realização de negócios. Nós estamos no mercado desde 98, época que a internet era incipiente. Então, esse prêmio veio mais do que nunca fortalecer a nossa vocação, que é a TI”, ele observa.
O empresário Ayzio Ribeiro da Bunge Alimentos, dá a receita do sucesso. “O segredo para se firmar no mercado é ter muita persistência. Precisamos ouvir nossos funcionários. Escutamos a todos, desde aquele que varre o chão da empresa até os superiores. Assim, todos têm consciência que fazem parte de uma cadeia para ofertar um bom produto ao consumidor final.” Já para o dono da Sermec Serviços Mecanizados e Automotivos, Rubem Ferreira Dias, o segredo para o sucesso é “levantar cedo todo dia e dormir muito tarde”.
Empreendedores - Sete empresários da indústria receberam homenagens pelas suas atuações. O presidente do Sindimam-DF, José Maria de Jesus, acredita que seja um momento de reconhecimento do trabalho que tem feito pelo seu segmento no Distrito Federal. “O segredo para se manter no mercado é trabalhar honestamente, fazer as coisas com dedicação. Daquilo que se propôs a fazer, fazer bem feito. Não tentar enrolar ninguém. As pessoas pensam que empresários não devem ter lucro. Empresário deve ter lucro, mas um lucro honesto, legal, real, que não se tire dinheiro de ninguém. Que não se aproveite dos empregados e nem na hora da venda. A venda tem que ser justa”, defende o homenageado.
“Foi uma bela noite e me sinto muito feliz. O esforço e o trabalho foram reconhecidos. Estou muito satisfeito com este prêmio e só tenho que agradecer a Fibra”, comemorou o agraciado Antônio Varela Neto. O mesmo sentimento pôde ser encontrado nas palavras do empresário gráfico Paulo José Amorim, um dos agraciados da noite pela Medalha do Mérito Industrial. “Uma homenagem como esta é que nos faz ser reconhecidos realmente pelo trabalho que fazemos. Os lucros do trabalho nem sempre recompensam o nosso esforço e esse tratamento dado pela Fibra pelo que produzimos é o que realmente conta no final. O mercado é feroz e quem fizer o trabalho bem feito sempre será lembrado”, defende Amorim, que foi vítima de paralisia infantil na infância, não se deixou abater pela deficiência física e hoje é um exemplo de superação.
Para outro homenageado, Jairo Fonseca, “o diferencial para a premiação aconteceu pelo fato de que produzimos tecnologia e não somente usamos a tecnologia. Buscamos fazer o trabalho da melhor maneira possível e esse prêmio coroou com êxito aqueles que entraram de cabeça nos seus sonhos. É um grande prazer para mim e estou muito feliz com o reconhecimento”. A excelência no desempenho do trabalho marcou também o discurso do empresário de alimentação Fernando Colcerniani Júnior. “Fazer um trabalho bem feito e tratar bem seus funcionários, provendo um ambiente de trabalho seguro e estável foi um dos diferenciais para que eu ganhasse esse prêmio. Nós cuidamos do empregado e isso foi reconhecido pela Fibra. Foi uma bela noite e me sinto muito honrado de ser lembrado”.
“Trata-se do legítimo reconhecimento a um grupo de empreendedores que dão exemplo de como a inovação e a sustentabilidade trilham o caminho da boa gestão”, avalia o presidente da Fibra, Antônio Rocha. “Devemos agregar valor. Fazer diferença no mercado. Cuidar do meio ambiente. Priorizar o capital humano. E essas empresas que hoje foram homenageadas tem essa característica em comum”, finaliza.
Patrick Selvatti, com Carlos Magno e Suzana Leite
Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do DF (Fibra)
Fotos: Cristiano Costa/Unicom