Notícias

População caminha pela abertura da Copa em Brasília

Campanha liderada por entidades de classe e sociedade civil, que busca a abertura da Copa de 2014 para a capital, tem primeira manifestação pública

caminhadaCom o tema “A Copa começa aqui – Brasília a Capital de Todos”, a campanha para trazer a abertura do maior evento do futebol mundial para a capital federal teve, neste domingo, 4 de setembro, sua primeira manifestação pública. O objetivo foi reunir representantes dos setores organizados da sociedade civil e a população em geral para despertar o interesse sobre a abertura dos jogos em Brasília. A concentração da caminhada foi no Eixão Sul, na altura da 110/111, às 9h. Em apoio ao movimento, cerca de 200 pessoas caminharam sob forte sol e baixa umidade do ar. O trajeto foi ganhando adeptos ao longo do Eixão Sul até a altura do Banco Central, onde a caminhada foi encerrada. Para a presidente da Associação Comercial do Distrito Federal, Danielle Moreira, “a intenção é chamar e envolver a população de Brasília nesse espírito”.

O movimento tem a adesão de mais de 60 entidades e deve realizar até 20 de outubro – data em que a Fifa anuncia a cidade de abertura dos jogos – outras iniciativas com o objetivo de sensibilizar a população e a opinião pública pela causa.

Na última sexta, a campanha ganhou força no Congresso Nacional, quando um grupo de 43 parlamentares assinaram manifesto pela abertura da Copa do Mundo em Brasília. Presente à caminhada, mesmo com uma tala no pé direito, o Senador Rodrigo Rollemberg disse que “a abertura ser em Brasília tem um simbolismo e é uma promoção da cidade, que rende desenvolvimento social, econômico e turístico”.

Atletas como Ricarda, do Vôlei, Romoaldo, do futebol, e Pipoka, do basquete, também chamaram a atenção para a causa que recebe total apoio do Sistema Fibra, representado na caminhada pelo seu 2º vice-presidente, o deputado federal Luiz Pietschmann. Marcaram presença, ainda, o presidente do Sinduscon-DF, Júlio César Peres, e do Sindeletro, Sandoval Navarro de Abreu.

CRI_9319Em recente manifestação em seu blog, o presidente da Fibra, Antônio Rocha, disse que “a campanha para abrirmos o mundial é grande. Brasília é a capital de todos os brasileiros e ainda sedia quase cem embaixadas de diversos países de todo o mundo. A torcida está empenhada. Entretanto, independentemente do evento da abertura, a Capital Federal sediará alguns jogos e esse fato por si só movimentará o Distrito Federal”. O presidente se refere ao estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), encomendado pelo Sebrae, que aponta um mapa de oportunidades para as micro e pequenas empresas nas cidades-sede da Copa do Mundo. No Distrito Federal, foram mapeadas mais de quinhentas oportunidades de negócio em setores como construção civil; tecnologia da informação; madeira e móveis; têxtil e vestuário; turismo; comércio varejista; agronegócios e serviços.

O movimento “A Copa começa aqui – Brasília a Capital de Todos”, tem seu próximo encontro já agendado na parada do 7 de setembro, na Esplanada dos Ministérios. Aqueles que quiserem aderir à campanha devem procurar a Associação Comercial do Distrito Federal, no telefone 3533-0416.

 

 

Vânia Mara Gasperin
Assessoria de Imprensa
Sistema Federação das Indústrias do DF
Foto: Cristiano Costa/Unicom

Pesquisa

 

 BANNER ACESSE EDITAL Prancheta 1

banner indicadores

banner nac