Notícias
Construção Civil desacelera, mas o otimismo não.
- Detalhes
- Publicado: Terça, 06 Setembro 2011 00:00
A atividade da Construção Civil do Distrito Federal está em processo de desaceleração. Pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do DF (Fibra), em parceria com a Confederação Nacional Indústria (CNI), e com a colaboração do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-DF), revela que, no mês de julho, o nível de atividade do setor atingiu 46,3 pontos, leve recuo frente os 48,4 pontos registrados no mês anterior. A metodologia da Sondagem Indústria da Construção leva em consideração uma escala de zero a cem pontos, em que 50 indica estabilidade e números acima disso demonstram crescimento, enquanto números abaixo de 50 indicam queda.
Além disso, o nível de atividade do setor em relação ao usual (45,8 pontos) registrou o 15º resultado consecutivo abaixo da linha divisória dos 50 pontos, o que mostra claro desaquecimento do setor ao longo do período analisado. O arrefecimento da atividade da construção civil também é refletido no contingente de empregados do setor. Este indicador situou-se em 48,2 pontos em julho, sinalizando queda nos postos de trabalho.
A Sondagem traz, ainda, os indicadores de expectativas para os próximos seis meses. Embora o nível de atividade do setor tenha caído, os empresários esperam crescimento. Todos os indicadores analisados pelo levantamento registraram resultado acima dos 50 pontos, o que indica otimismo empresarial.
O indicador de atividade para os próximos seis meses alcançou 56,4 pontos, enquanto o indicador de novos empreendimentos e serviços registrou 56,9 pontos, o que revela que os entrevistados esperam negócios mais aquecidos no período. As empresas da construção civil devem comprar mais insumos e matérias-primas – este indicador atingiu 57,3 pontos. As expectativas para a contratação de novos empregados também é boa, com indicador beirando os 60 pontos.
Suzana Leite
Assessoria de Imprensa
Sistema Federação das Indústrias do DF
Foto: Cristiano Costa/Unicom