Notícias
Indústria está com menor expectativa para consumo
- Detalhes
- Publicado: Sexta, 30 Setembro 2011 00:00
Os empresários da Capital Federal estão com confiança menos disseminada na economia para essa reta final de 2011. Em setembro, o Índice de Expectativa para os próximos seis meses medido mensalmente, embora tenha alcançado 59 pontos – o que ainda representa otimismo segundo a metodologia - recuou 2,5 pontos frente ao mês anterior. Tal indicador é baseado em duas vertentes: o Indicador de Expectativas de Evolução da Empresa, que alcançou 60,9 pontos e ficou 1,8 ponto abaixo do resultado do mês anterior, e o Indicador de Expectativa da Economia do DF, que, por sua vez, avançou 4,9 pontos em relação ao mês de agosto (53,4 pontos).
Segundo a Fibra, que realiza a pesquisa juntamente com a CNI, essa constatação se justifica no fato de que setembro é um mês importante pra indústria, funcionando como termômetro do fim do ano. “Como chegamos aqui sem muitos avanços, a nossa perspectiva só pode ser uma: o consumo deste fim de ano não se dará da mesma forma que no ano passado. A política do governo sobre redução de gastos está afetando o momento atual e certamente afetará o futuro. Mesmo que a economia melhore, como prevê a expectativa, o desempenho industrial não acompanhará imediatamente o progresso”, avalia o presidente da Fibra, Antônio Rocha.
A situação atual ainda continua preocupando os empresários pesquisados. Em setembro, o Indicador das Condições Atuais alcançou 45,6 pontos, queda de 3 pontos na comparação com agosto. Com isso, o indicador consolida uma série de sete meses consecutivos abaixo da linha divisória dos 50 pontos, demonstrando pessimismo. No geral, o Índice de Confiança do Empresário Industrial do Distrito Federal (Icei-DF) atingiu 55,4 pontos em setembro, resultado 1,8 ponto abaixo do observado no mês anterior e 1,4 ponto abaixo a igual mês do ano passado.
Patrick Selvatti
Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do DF (Fibra)