Notícias

Setor de alimentação tem novo comando na Capital Federal

CRI_6567O Sindicato das Indústrias de Alimentação de Brasilia (Siab) já tem uma nova diretoria empossada. A solenidade ocorreu na noite de ontem (1), no auditório da Fibra. Segundo o novo presidente, Paulo Sérgio Dias Lopes, o foco principal do Sindicato será a capacitação. “Já empregamos 19 mil pessoas no setor e esperamos capacitar mais 500 em 2012 para atender a demanda que cresce a cada dia”, conta. Para isso, o Siab conta com a parceria do Sistema S. “Trabalharemos com idealismo, entusiasmo e dedicação para produzirmos alimentos com qualidade e segurança”, diz o empresário, que comandará o Sindicato no quadriênio 2011/2015.

A chapa traz ainda: o 1º vice-presidente Maurino Almeida Ramos e o 2º vice-presidente Darlan Guimarães Costa, obteve 54 votos e foi eleita em outubro passado. O sindicato estava sob o comando da presidente Luciana Ribeiro, que ocupou o cargo interinamente para que não ocorresse vacância com a saída de José Joffre Nascimento. “Tenho certeza de que o setor está sendo entregue em boas mãos”, afirmou o antigo presidente.

CRI_7161De acordo com o Siab, o setor de padarias deverá crescer 11% em 2012. O setor hoje tem cerca de 1,3 mil padarias, 300 confeitarias e outras 100 empresas de alimentos e é responsável pela geração de mais de 19 mil empregos diretos. Mais de cinco milhões de pães são fabricados todos os dias no Distrito Federal. O presidente da Federação das Indústrias do DF (Fibra), Antônio Rocha, lembra que o setor é um dos motores da economia local. “Os grandes eventos que terão Brasília como sede estão chegando. E alimentação não é artigo de luxo. Os turistas precisam e gostam de comer bem. Sendo assim, há espaço para se expandir”, observa.

O governador Agnelo Queiroz, acompanhado da primeira-dama, Ilza Queiroz, participou da cerimônia de posse e ressaltou a importância da indústria da alimentação para o crescimento da economia do Distrito Federal. “A padaria é quase uma extensão da casa das pessoas, pela cultura que o povo brasileiro tem de consumir o pão todas as manhãs. A cada dia ela está melhor, bem estruturada, atende bem, mexe com alimentos de qualidade, especialmente o pão, e é um setor que emprega muito”, destacou..

Agnelo Queiroz aproveitou para dar uma boa notícia ao setor:  a distribuição do pão será mais democrática no Distrito Federal para as famílias beneficiadas com programas sociais do GDF. Em vez da atual distribuição direta, a proposta é permitir a compra do pão na padaria de escolha do assistido. “O nosso governo vai acabar com o monopólio da distribuição do pão. É até uma humilhação para a população pobre entrar numa fila para pegar o pão de graça e, às vezes, esse pão vir amassado, sem qualidade... Com o cartão, o beneficiado vai adquirir o pão em qualquer padaria perto da sua casa. É mais democrático e mais digno”, afirmou.

 

Patrick Selvatti
Sistema Fibra - Federação das Indústrias do Distrito Federal
SESI - Serviço Social da Indústria
SIA Trecho 3 - Lote 225 71200-030 - Brasília-DF
www.sistemafibra.org.br
Fotos:Cristiano Costa / Fibra-Unicom

Pesquisa

 

 BANNER ACESSE EDITAL Prancheta 1

banner indicadores

banner nac