Notícias
Fibra elabora Agenda Legislativa da Indústria do DF 2012
- Detalhes
- Publicado: Quinta, 19 Abril 2012 00:00
Os empresários industriais se reuniram durante toda tarde de ontem (18) para discutir os temas de interesse do setor que serão levados ao conhecimento dos deputados distritais por meio da Agenda Legislativa da Indústria do DF 2012. Durante o seminário de elaboração, realizado na Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), os empresários da indústria - provenientes dos setores de tecnologia da informação, alimentação, madeira e mobiliário, construção civil, metalomecânico, vestuário, reparação de eletroeletrônicos, gráfico, grãos e lavanderia - debateram e analisaram cerca de 80 projetos de lei em tramitação na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CL-DF) que impactam a produtividade e a competitividade das empresas industriais. Ao final, foram definidas proposições legislativas que constam a publicação, contendo posicionamento divergente ou convergente, sob a ótica do desenvolvimento da indústria. Entre os assuntos estão economia, tributação, desenvolvimento científico e tecnológico, meio ambiente, trabalho, sistema de cotas, defesa do contribuinte, uso do solo, transporte entre outros.
Em sua décima edição, o documento é uma forma já consolidada de comunicação franca, direta e transparente do setor industrial brasiliense com o poder legislativo do DF. Após consolidada com as posições do setor industrial – classificadas com seus devidos embasamentos e justificativas - a Agenda Legislativa será entregue para parlamentares e integrantes do Executivo. O lançamento está marcado para maio.
Este é um trabalho iniciado no primeiro ano da gestão do presidente Antonio Rocha à frente da Fibra, com o estímulo e apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI). “Ao longo do tempo, a Agenda se credenciou como uma eficiente estratégia de mobilização dos empresários para a defesa de interesse da indústria junto ao legislativo local. Temos neste produto um grande exercício de democracia”, avalia Rocha. “Nossa responsabilidade é grande, pois contribuímos em assuntos que permeiam a qualidade de vida, o bem estar e o poder de consumo de toda a sociedade em que estamos inseridos”, avalia o diretor de Assuntos de Defesa de Interesse Industrial da Fibra, Cláudio Mendes Rodrigues.
Cenário político - Na oportunidade, antes do início dos trabalhos, os participantes ouviram uma palestra sobre o cenário político local, ministrada pelo cientista político Leonardo Barreto. “Trata-se da discussão não apenas dos interesses do setor, mas também na construção de um novo marco político institucional para o Distrito Federal”, observou Barreto, ressaltando que notícias alarmistas sobre a política atual não devem pautar as decisões empresariais.
O diretor de Assuntos de Defesa de Interesse Industrial reiterou que a expressão da opinião da Fibra, no que se refere à defesa de interesse do setor industrial junto ao legislativo local, estará impressa nesse documento que foi construído, de forma democrática e participativa, pelos representantes de cada um dos sindicatos industriais. “A Agenda indica aos legisladores e ao executivo o que é importante para o desenvolvimento, competitividade e segurança jurídica para a indústria do DF”, resumiu Cláudio.
Patrick Selvatti
Assessoria de Imprensa
Sistema Fibra
Fotos: Nilson Carvalho