Notícias

Legislativo garante apoio ao desenvolvimento econômico do DF

O executivo está elaborando um projeto de desenvolvimento econômico sustentável para a Capital Federal, que em breve deverá passar pela apreciação dos parlamentares que compõem o legislativo local. O anúncio foi feito, oficialmente, pelo governador, Agnelo Queiroz, hoje, durante Sessão Solene proposta pela Mesa Diretora da Câmara Legislativa em homenagem aos 40 anos da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra). “Precisamos, entre outras coisas, de uma legislação mais atrativa que estimule o ingresso e a permanência de empresas na Capital. Esse está sendo o nosso foco, que tem na Fibra sua maior defensora”, argumentou chefe do executivo do Distrito Federal.

O ambiente e o momento não poderiam ser mais apropriados. Afinal, o setor produtivo da Capital Federal e a maioria dos deputados distritais estavam reunidos no plenário da casa parlamentar para o marco comemorativo do setor industrial. Além disso, na ocasião, a Fibra lançou duas publicações que traduzem, em sua essência, a preocupação do setor com a industrialização do DF. O presidente da Fibra, Antônio Rocha, em seu pronunciamento, exemplificou que o processo democrático exige duas bandeiras que a Fibra busca em suas ações: diálogo e transparência. “O diálogo foi conquistado, com muita luta, ainda na década de 80, quando ocorreu a vitória da Constituinte, que permitiu a autonomia política do DF e foi muito comemorada pelo setor industrial. A transparência é o que estamos construindo todos os dias através de nossas ações. Unindo as duas bandeiras, a Capital só tem a ganhar.”

Segundo Agnelo, os polos de desenvolvimento do Gama e de Santa Maria (Polo JK) e o Parque Tecnológico Capital Digital devem servir de base para o novo programa de desenvolvimento. “Para alcançarmos o desenvolvimento econômico que Brasília merece, devemos conquistar estabilidade política, jurídica e financeira", disse o governador, ressaltando a importância de uma política mais eficaz para o Pró-DF e lembrando que os setores de turismo e de serviços também devem ser contemplados. “Esperamos ansiosos para ver o novo programa sendo debatido por este plenário e saindo do papel”, resume Antônio Rocha.

O anúncio do programa de desenvolvimento vem ao encontro dos anseios refletidos no trabalho de defesa de interesses realizados pela Fibra ao longo dos seus 40 anos. Durante a audiência, a entidade que representa o setor industrial protagonizou dois momentos inéditos. A entrega da Agenda Legislativa da Indústria do DF saiu do cenário empresarial e foi realizada dentro do plenário, e, na mesma ocasião, ocorreu o lançamento do Perfil dos Deputados Distritais, produzido pela primeira vez sob a ótica da indústria. Essa publicação vem complementar a já consolidada Agenda, documento que, anualmente, reúne o posicionamento do setor sobre determinadas proposições legislativas em tramitação na Câmara Legislativa e que, neste ano, alcança sua décima edição. “A Agenda Legislativa e o Perfil dos Deputados representam instrumento transparente e legítimo de informações que ampliam e aperfeiçoam o relacionamento entre o Poder Legislativo e a indústria em defesa do desenvolvimento sustentável da Capital do Brasil”, avaliou o presidente da CLDF, deputado Patrício. “Ele [o programa de desenvolvimento] terá nossa atenção especial”, garantiu.

Homenagem - Palco dos principais debates políticos relacionados ao desenvolvimento local, a Câmara Legislativa abriu suas portas para não somente homenagear a Fibra, mas também reafirmar seu compromisso com o impulso que deve ser dedicado à economia do DF. Segundo Patrício, a homenagem a Fibra é “legítima em um momento em que a industrialização se faz urgente principalmente para minimizar as desigualdades sociais”.

Para o governador Agnelo Queiroz, a Fibra merece ser homenageada pela sua importante atuação no desenvolvimento econômico do DF. “A entidade tem dado fundamental contribuição principalmente no campo das ideias ao buscar um ambiente favorável ao desenvolvimento de ações que permitem que Brasília se imponha cada vez mais no cenário nacional, já que cada unidade federativa tem que fazer seu esforço próprio para diminuir as desigualdades regionais com auto-suficiência e autonomia”, observou, em seu discurso. O deputado federal Luís Pitiman, que também é 2º vice-presidente da Fibra, ressaltou a importância do trabalho conjunto entre o parlamento e o setor produtivo. “As ações devem ser empreendedoras e desenvolvimentistas entre pessoas responsáveis por melhorar o ambiente econômico para a geração de empregos, riqueza e um futuro melhor nos próximos 40 anos”, defendeu.

O líder do governo na CLDF, deputado Wasny de Roure, entende que a Fibra é uma organização consolidada que tem a tarefa de mobilizar o setor privado e trabalhar na interlocução com o setor público: “Esses 40 anos da Fibra fazem parte de um projeto vitorioso, que precisa ser aprimorado nas relações com o setor público, mas que possui grande valor para o Distrito Federal”. A deputada Celina Leão compartilha o sentimento: “A Fibra é uma instituição que realmente cumpre com seu papel no Distrito Federal, que é fomentar o setor empresarial e produtivo. A entidade não é parceira pontual da CLDF; é parceira diária”. Para o deputado Siqueira Campos, a Fibra cumpre bem seu papel, mas o trabalho precisa ir além. “O Brasil tem que começar a entender que a indústria gera a riqueza de um país. E ao gerar essa riqueza ela está reduzindo o desemprego, que, por usa vez combatido, inibe a violência e melhora até a saúde da população”, defende.

A homenagem à Fibra marcou também o encontro de quatro gerações de presidentes da entidade: Cássio Aurélio Branco Gonçalves, Antônio Fábio Ribeiro, Lourival Novaes Dantas e Antônio Rocha. “Essa festa é de todos, que, juntamente com os mais de cinco mil industriais brasilienses representados aqui por meio de seus sindicatos, assim como os empregados da Fibra, do Sesi, Senai e do IEL-DF, compõem essa intensa e atuante rede social da indústria”, finalizou o atual presidente.

Os documentos - A Federação das Indústrias do Distrito Federal realiza, há dez anos consecutivos, um trabalho de pesquisa e análises de projetos de leis que estão em tramitação na Câmara Legislativa e consolidada com as posições do setor industrial - classificadas em convergentes e divergentes, com seus devidos embasamentos e justificativas -, dando origem à Agenda Legislativa da Indústria do Distrito Federal.

A edição 2012 – com 20 proposições legislativas - foi entregue para parlamentares e integrantes do Executivo juntamente com o Perfil dos Deputados Distritais desta legislatura. Os deputados distritais eleitos e suplentes que exercem ou exerceram o mandato responderam a um questionário específico sobre a industrialização do DF e Entorno, passando pelo mercado de trabalho, pela educação, tecnologia, sustentabilidade e infraestrutura. Por meio da publicação, a indústria pode se certificar, por exemplo, que, entre os 29 deputados consultados, o posicionamento é unânime sobre a necessidade de incentivar a industrialização do DF, englobando o Entorno Metropolitano. Para o deputado Aylton Gomes, membro da mesa diretora da Câmara, esse é um assunto urgente. “Brasília possui um setor produtivo pouco diversificado e sofre grande pressão do Entorno”, observa. Houve também forte consenso na preocupação com a geração de empregos e sem agressão ao meio ambiente. “A indústria deve levar em consideração a sustentabilidade, priorizando a instalação de empresas em segmentos com baixo teor poluente e que empreguem bastante mão de obra”, avaliou o deputado Joe Valle.

Estiveram presentes, ainda, na Sessão Solene, os deputados distritais Arlete Sampaio, Benedito Domingos, Chico Vigilante, Cláudio Abrantes, Cristiano Araújo, Eliana Pedrosa, Evandro Garla, Joe Valle, Liliane Roriz, Luzia de Paula, Olair Francisco, Professor Israel Batista, Robério Negreiros, Washington Mesquita e Wellington Luiz. Os secretários de Estado Abdon Henrique de Araújo (Desenvolvimento Econômico), Gustavo Brum (Ciência e Tecnologia), Hamilton Pereira (Cultura), Rogério da Silva Leão (Casa Militar), Geraldo Bentes (adjunto de Turismo); o presidente do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Gastão Ramos; e os presidentes da Fecomércio-DF, Adelmir Santana; da Fape-DF, Renato Simplício Lopes; e da Associação Comercial e Industrial (ACDF), Danielle Bastos Moreira, também prestigiaram o evento. A cobertura completa poderá ser conferida na edição especial de abril/maio do informativo Sistema Fibra Em Foco.

 

Por Patrick Selvatti 
Fotos: Nilson Carvalho
Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra)
e-mail: patrick.selvatti@sistemafibra.org.br 
Telefone: (61) 3362-6131

Pesquisa

 

 BANNER ACESSE EDITAL Prancheta 1

banner indicadores

banner nac