Notícias

Fibra fomenta inovação nas MPE’s do DF

O Programa de Implementação de Planos de Inovação em Micro e Pequenas Empresas, desenvolvido pela Fibra, por meio da Diretoria de Assuntos de Desenvolvimento Tecnológico, chegou à quinta fase. Nesta etapa, as oito empresas participantes receberão a consultoria do sócio-diretor da Innoscience, Felipe Scherer, com o objetivo de ajustar os projetos de inovação já existentes, a fim de que possam ser submetidos aos órgãos de fomento. 

“Essas empresas participarão do Edital Senai/Sesi de Inovação. A ideia é que os projetos estejam adequados às demandas do Edital para que as empresas sejam contempladas”, explica a diretora de Assuntos de Desenvolvimento Tecnológico, Suely Maria Silva.

Embora as oito empresas estejam na fase final do Programa, a diretora explica que os interessados ainda podem participar. “Em breve, iniciaremos novamente as etapas que compõem o Programa. Nossa meta é que atender mais de 30 micro e pequenas empresas na elaboração de planos e projetos de inovação”, antecipa. 

A capacidade de inovação é um aspecto fundamental para o incremento da produtividade e criação de um diferencial competitivo sustentável no ambiente empresarial. A finalidade do Programa, portanto, é deixar um legado, que é a cultura de inovação entre as MPE’s. Para tanto, os empresários passam por etapas como a palestra de sensibilização, em que o tema inovação é tratado como um conceito geral. Aborda-se a possibilidade da inovação no dia a dia da empresa, desde o processo de produção, passando pela gestão e, por consequência, alcançando o produto final. 

Em seguida, os interessados participam de uma capacitação sobre gestão. Esta é a hora de aprender a gerir as ideias, descobrir o que é e o que não é inovação, além de entender os conceitos acerca do assunto. Após ter conhecimento destas informações, o empresário tem condições de avaliar os pontos fortes e os pontos fracos do seu negócio e propor práticas inovadoras. 

As empresas que seguirem para as próximas etapas poderão contar ainda com o apoio in loco de consultores para a elaboração e implantação de planos de inovação (desenhados a partir de um diagnóstico específico das condições da empresa) e para a elaboração de projetos de inovação em conformidade com as exigências das instituições de fomento.

Para que o Programa seja desenvolvido, há o aporte de R$ 470 mil. As empresas participantes, por sua vez, só precisam arcar com a contrapartida que soma, em todo o processo, R$ 1,3 mil. Mais informações: 3362-6105 ou 3362-6078

Suzana Leite
Assessoria de Imprensa
Unidade de Comunicação e Marketing (Unicom)
Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra)

Pesquisa

 

 BANNER ACESSE EDITAL Prancheta 1

banner indicadores

banner nac