Notícias

Centro-Oeste terá estudo técnico sobre logística

A Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) sediou hoje (26) a apresentação oficial do projeto Centro-Oeste Competitivo. Este projeto é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), federações de indústria e federações de agricultura da região Centro-Oeste, da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja) e da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (AMPA). “O Distrito Federal está exatamente no centro do Brasil e das Américas. O nosso sistema de logística necessita de atenção especial e, por meio deste estudo, certamente teremos um novo horizonte”, comemora o presidente da Fibra, Antônio Rocha. “É uma excelente oportunidade para se solucionar um dos nossos maiores gargalos da nossa região”, reitera o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (FAPE-DF), Renato Simplício.

Estas entidades, com o apoio das federações de comércio e transporte do Centro-Oeste, se uniram num esforço conjunto com o objetivo de estudar o potencial econômico da região, analisando a produção, exportação, importação, perfil de consumo, entre outros inúmeros fatores, com vistas à identificação das principais necessidades relacionadas à infraestrutura logística da região. O trabalho está a cargo da empresa Macrologística, que explanou sobre o trabalho, que terá a duração de um ano, e que contará com o apoio dos principais atores do desenvolvimento econômico nos três estados e no Distrito Federal.

Quando deseja se instalar em uma localidade específica, uma empresa busca responder às seguintes perguntas: o local possui energia de qualidade? O sistema de telecomunicações e informática é eficiente? Há disponibilidade de mão de obra capacitada para garantir a produtividade? E, principalmente, existe logística de transporte eficiente para a condução de insumos e mercadorias? Segundo o sócio da Macrologística, Olivier Girard, o estudo que será realizado propiciará um ambiente ainda mais favorável à atração de investimentos ao Centro-Oeste. “A região está geograficamente localizada em ponto estratégico que traz um diferencial competitivo, mas também carrega uma complexidade de análise logística muito extensa”, ele avalia. Segundo ele, a proposta consiste em elaborar o planejamento estratégico da infraestrutura de transporte e logística de cargas, garantindo a integração física e econômica da região. “O objetivo é tornar os sistemas mais competitivos, reduzindo o custo logístico e de transportes”, reitera.

O estudo da Macrologística já mapeou 15 cadeias produtivas de todo o Centro-Oeste, selecionando 54 produtos mais relevantes para a região. A empresa é custeada pela iniciativa privada, mas atua em conjunto com ministérios, autarquias e secretarias de estado. Presente a reunião, o secretário de Estado de Fazenda do DF, Adonias Santiago, garantiu a interlocução com o governo e colocou o Banco Regional de Brasília (BRB) a disposição para investimentos no projeto. “Este estudo trará claros benefícios ao desenvolvimento do DF”, avaliou.

Texto: Patrick Selvatti
Foto: Nilson Carvalho

Pesquisa

 

 BANNER ACESSE EDITAL Prancheta 1

banner indicadores

banner nac