Notícias

Confiança do empresário da indústria cai em março

confianaembaixaApós alta registrada entre janeiro e fevereiro, o otimismo da indústria do DF voltou a cair em março. O Índice de Confiança do Empresário do DF (ICEI-DF) recuou de 61,1 pontos para 58,2 pontos no período em análise. Os dados fazem parte de pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do DF (Fibra), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Segundo o levantamento, a redução na confiança empresarial é resultado da deterioração do indicador de Condições Atuais, que caiu de 51,7 pontos em fevereiro para 48,1 pontos em março. A queda foi puxada pela piora nas Condições da Economia do DF, que recuou de 45,4 pontos para 43,3 pontos, o que revela maior preocupação do empresário diante das políticas de governo adotadas para alavancar o desenvolvimento local. Não obstante, também caiu a confiança do empresário acerca das Condições da Empresa, passando de 53,6 pontos para 50,2 pontos.

Embora o cenário atual seja de retração, as expectativas para o futuro permanecem positivas, segundo o olhar da indústria brasiliense. O índice de Expectativas ficou em 63,3 pontos em março, acima, portanto, da linha divisória dos 50 pontos, o que mostra otimismo por parte dos entrevistados. O aumento da percepção do empresário do DF em relação às Expectativas sobre a Economia do DF avançou 2,2 pontos no período – de 58,7 pontos para 60,9 pontos, segurando o indicador de Expectativas em março.

Na comparação com o ICEI Nacional, percebe-se que a confiança do DF encontra-se quase no mesmo patamar que as demais capitais. A média do País ficou em 57,1 pontos em março, muito próxima, portanto, do índice do DF (58,2 pontos).  

Suzana Leite
Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do DF (Fibra)

Pesquisa

 

 BANNER ACESSE EDITAL Prancheta 1

banner indicadores

banner nac