Notícias
Confiança do empresário da indústria cai em março
- Detalhes
- Publicado: Quinta, 21 Março 2013 00:00
Após alta registrada entre janeiro e fevereiro, o otimismo da indústria do DF voltou a cair em março. O Índice de Confiança do Empresário do DF (ICEI-DF) recuou de 61,1 pontos para 58,2 pontos no período em análise. Os dados fazem parte de pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do DF (Fibra), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Segundo o levantamento, a redução na confiança empresarial é resultado da deterioração do indicador de Condições Atuais, que caiu de 51,7 pontos em fevereiro para 48,1 pontos em março. A queda foi puxada pela piora nas Condições da Economia do DF, que recuou de 45,4 pontos para 43,3 pontos, o que revela maior preocupação do empresário diante das políticas de governo adotadas para alavancar o desenvolvimento local. Não obstante, também caiu a confiança do empresário acerca das Condições da Empresa, passando de 53,6 pontos para 50,2 pontos.
Embora o cenário atual seja de retração, as expectativas para o futuro permanecem positivas, segundo o olhar da indústria brasiliense. O índice de Expectativas ficou em 63,3 pontos em março, acima, portanto, da linha divisória dos 50 pontos, o que mostra otimismo por parte dos entrevistados. O aumento da percepção do empresário do DF em relação às Expectativas sobre a Economia do DF avançou 2,2 pontos no período – de 58,7 pontos para 60,9 pontos, segurando o indicador de Expectativas em março.
Na comparação com o ICEI Nacional, percebe-se que a confiança do DF encontra-se quase no mesmo patamar que as demais capitais. A média do País ficou em 57,1 pontos em março, muito próxima, portanto, do índice do DF (58,2 pontos).