Notícias

Planejamento agora para o futuro também celebrar Brasília

AntonioRochaFOTONilsonCarvalhoFibraUnicomSITEPEQEm 1956, quatro anos antes da inauguração de Brasília, a primeira fase industrial de nossa cidade começava. Nascia naquele ano a indústria brasiliense, com grande participação do segmento da construção civil. Mais de 30 mil operários levantaram em poucos anos a estrutura básica e os edifícios para a transferência da capital, culminando na inauguração de Brasília, em 21 de abril de 1960. Os reflexos desta primeira onda industrial persistiram até a década de 1980, com a formação de um parque industrial diversificado que dava suporte ao crescimento da cidade, além de suprir as necessidades de consumo regional, atraindo investimentos nos setores de vestuário, metalomecânico, alimentação, mobiliário e gráfico, por exemplo.

Entre os anos 80 e 90, o crescimento industrial nacional sofreu com a conjuntura política e econômica. O Brasil atravessava o período de redemocratização, que afetava diretamente a economia brasileira e, por consequência, também a Brasília. O desafio na época era a construção de marcos para que o País atingisse estabilidade e organização macroeconômica. Foi uma fase da história que hoje é lembrada pelas fortes oscilações nas taxas de inflação e fracassos de planos econômicos, que alimentavam a insegurança aos investidores e atravancavam o crescimento da indústria.

Já em 1991, Brasília entra na segunda fase industrial. Nossa cidade conquistou autonomia política com a instalação da Câmara Legislativa do Distrito Federal. As discussões das políticas da indústria local passaram a acontecer de forma direta, permitindo a exposição ao Legislativo das necessidades do parque do fabril para o desenvolvimento do setor industrial de Brasília. Este cenário estruturou políticas de incentivo industrial horizontais, com programas como o Prodecon e os Pró/DF I e II.

Vivemos agora a terceira fase industrial de Brasília. Com a economia estável e a cidade consolidada como capital do Brasil, chegamos ao momento do planejamento. Precisamos pensar Brasília para os próximos 50, 100 anos, como uma metrópole mundial, com seus paradoxos - necessidades locais e influência internacional. Devemos nos atentar para que a cidade criada para ser administrativa e política mudou de perfil com o passar destes 53 anos. Temos hoje uma população metropolitana que, considerando-se o Entorno, ultrapassa os 3,5 milhões de habitantes. Todos esses cidadãos dependem de Brasília, tornando inviável que somente a administração pública seja a principal fonte de renda e emprego da região.

Por isso, planejar é fundamental para a manutenção da qualidade de vida da nossa cidade. A Federação das Indústrias do Distrito Federal, Fibra, apoia a criação de políticas de Estado, que diferentes de políticas de governo, são construídas com visão estratégica e de longo prazo, pensando nas gerações que estão por nascer, novos filhos e netos de Brasília.

Dentro desse planejamento, a indústria é um dos pilares para o desenvolvimento local. Brasília tem espaço para a criação de um parque industrial com alto nível de tecnologia e, em tempos de necessário cuidado ambiental, limpo. Planejamento estratégico também é essencial para viabilizar a procura dos investidores por nossa cidade. Recebemos na Fibra, nos últimos meses, vários representantes industriais de todo o mundo, alguns de governo, outros, investidores. Todos com intenção de conhecer o perfil industrial de Brasília e dispostos a investir em nossa cidade. Investimento cria empregos, diminui a desigualdade social e aumenta a qualidade de vida da população local e de toda a região metropolitana.

Parabéns, Brasília, e obrigado pelos 53 anos de beleza e magnitude. O que podemos dar de presente a você neste mais de meio século de existência é a promessa de que vamos trabalhar pelo seu desenvolvimento sustentável, sempre respeitando os traços que a tornaram famosa mundialmente e sem perder o foco das ideias futuristas de um de seus mentores, o presidente Juscelino Kubitschek.

Antônio Rocha
Presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal

Pesquisa

 

 BANNER ACESSE EDITAL Prancheta 1

banner indicadores

banner nac