Notícias

Palavra do Presidente: 25 de maio - Dia da Indústria

AntonioRochaFOTONilsonCarvalhoFibraUnicomSITEPEQEm homenagem a Roberto Simonsen, é comemorado em 25 de maio o Dia da Indústria. Falecido em 1948, Simonsen compõe a galeria dos grandes nomes da indústria brasileira. Lutava na primeira metade do século XX pelo desenvolvimento de um país que se acostumava a ser república e precisava ser descoberto pelos grandes investidores em uma realidade global conturbada por grandes guerras mundiais.

Quase cem anos depois, o cenário industrial brasileiro é completamente diferente. Todos os cantos do mundo se comunicam em fração de segundos, os investimentos não têm mais fronteiras e a indústria, mesmo trabalhando localmente, é influenciada por tendências mundiais com dinâmicas de mutação, evolução e inovação sem limites.

Cercada de tal dinamismo em uma realidade centenária, a jovem indústria do Distrito Federal se posiciona no contexto de hoje se planejando para o futuro. Brasília atrai olhares do mundo, com posição geográfica estratégica na América do Sul, altos índices de desenvolvimento humano, e PIB per capta de quase R$ 60 mil, superando em três vezes e meia a média nacional.

O reflexo do contexto favorável em que vive Brasília é percebido no interesse que nossa cidade desperta em investidores internacionais. Nos primeiros meses de 2013, a Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) recebeu comitivas e participou de reuniões com empresários e governos de diversos países, entre eles Estados Unidos, Macedônia, Haiti e Cuba, todos interessados em conhecer melhor a economia local e dispostos a abrir espaço para negociações bilaterais.

Diante de tal cenário, a Fibra trabalha em diversas frentes, dando suporte ao industrial em projetos e programas oferecidos pela Federação, além de trabalhar junto ao governo local, buscando soluções que atraiam e viabilizem investimentos no Distrito Federal.

Já é notório e unânime que, quanto mais industrializado for um país, ou como em nosso caso, uma cidade, mais dinâmica e forte se torna a economia local. A indústria é a grande propulsora do desenvolvimento, refletindo no crescimento do PIB, sendo a precursora da inovação e, ainda, a grande engrenagem que movimenta o mercado de trabalho e a renda da população.

Brasília, idealizada para ser um centro político e administrativo, cresceu além do planejado e precisa na realidade atual e, especialmente para o futuro, do crescimento da atividade industrial para manter os altos índices de qualidade de vida que exibe hoje com tanto orgulho. Atrair para nossa cidade uma indústria limpa, de alto nível de tecnologia embarcada em produtos de grande valor agregado é um dos caminhos que podemos seguir.

Os desafios desde Roberto Simonsen até os dias de hoje mudaram. Mas a força da indústria não se alterou, deixando clara a importância do setor na construção de uma realidade mais justa e sustentável para nossa cidade e para o Brasil.

Antônio Rocha
Presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal

Pesquisa

 

 BANNER ACESSE EDITAL Prancheta 1

banner indicadores

banner nac