Notícias

Custo Brasil é tema de palestra do Senador Armando Monteiro na Fibra

PlenariaFDES08082013NilsonCarvalhoFibra 5A Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) recebeu hoje (8/8), reunião plenária do Fórum de Desenvolvimento Econômico e Social (FDES). Durante a reunião, o senador e ex-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro, ministrou palestra sobre o custo Brasil, tema que afeta de forma bastante sensível à indústria brasileira.

O FDES foi criado em 2011 em Brasília, tendo como missão debater projetos para o Brasil. Reúne cerca de 70 entidades estaduais e nacionais nos setores produtivos, social, acadêmico, profissional, propondo políticas públicas e reformas estruturais do Estado.

A palestra do senador Armando Monteiro foi o principal momento da reunião e serviu de embasamento para o debate que se seguiu. Durante sua fala, o senador evidenciou pontos que transformam o custo Brasil em um dos grandes problemas para a competitividade da indústria brasileira. Participaram também da reunião o subsecretário da secretaria de Assuntos Estratégicos do governo do Distrito Federal, Carlos Kobayashi e o gerente-executivo da unidade de Política Econômica da CNI, Flávio Castelo Branco.

O vice-presidente da Fibra, José Luiz Diaz Fernandez, representou o presidente da Federação, Antônio Rocha, na reunião. Ao abrir os trabalhos, o anfitrião evidenciou o peso do custo Brasil na produtividade e no preço final dos produtos manufaturados no Brasil, que chegam a ser 34% mais caros que os similares fabricados no exterior.

Indústria Mundial

Ao comparar o cenário nacional com o mundial, Armando Monteiro destacou casos como o da China, que ganha competitividade na escala de produção, e da Alemanha e dos Estados Unidos, que investem em tecnologia, conhecimento e inovação para manterem a competitividade dos parques industriais. “Há 20 anos, a China e o Brasil produziam 20 milhões de toneladas de aço em suas siderúrgicas. Hoje a China produz quase 900 milhões de toneladas enquanto o Brasil mantém-se com a mesma produção de 20 milhões de toneladas”, comparou o senador. Um ponto que deixa claro o peso do custo Brasil é a energia elétrica. Segundo o senador, o custo da energia subiu com vários encargos e tributos agregados à tarifa, tornando o quilowatt-hora brasileiro duas vezes mais caro quando comparado a outros países.

A tributação é outro tema que se soma ao custo Brasil, segundo o senador. Um dos tópicos citados foi do da tributação sobre investimentos. “O Brasil, ao contrário do resto do mundo, ainda tributa investimentos. Uma indústria que constrói uma nova planta no Chile só começa a pagar tributos depois do fim da construção, quando a fábrica já produz, ao contrário do Brasil que cobra de 12% a 15% de impostos com a planta ainda em obras, onerando o investimento.”

Agenda pró-competitividade

Armando Monteiro apresentou temas de uma agenda que aumentaria, a competitividade da indústria brasileira. Dentre os destaques, a necessidade do aumento do investimento em infraestrutura, que segundo o senador está em média em 2% do PIB no Brasil e chega a 7% em alguns países.

A educação é outro tópico frisado pelo senador Armando Monteiro como fundamental para redução do custo Brasil e aumento da produtividade da indústria nacional. Segundo o senador, o futuro da indústria vai depender muito da inovação de produtos, processos. “Os países que saíram da renda média para a renda alta, como a Coréia do Sul, o fizeram pela educação”. Segundo dados de pesquisa feita pelo Senai, no Brasil apenas 6% dos alunos do ensino médio tem contato com cursos técnico-profissionalizantes. Nos países com indústria mais madura que a brasileira, por exemplo, 50% dos alunos do ensino médio estão no ensino técnico.

Ao falar sobre o ensino superior, o senador apresentou números da formação de engenheiros no Brasil. “O Brasil forma 35 mil engenheiros por ano e a Índia, que pode ser usada como base de comparação, forma 300 mil engenheiros no mesmo período, números que deixam clara a necessidade de reformular a matriz do ensino superior”.

PlenariaFDES08082013NilsonCarvalhoFibra 4

 

Nilson Carvalho - texto e fotografia 

Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Distrito Federal - Fibra

Pesquisa

 

 BANNER ACESSE EDITAL Prancheta 1

banner indicadores

banner nac