Notícias
Indicador de Expectativas impulsiona o ICEI-DF a 53,8 pontos
- Detalhes
- Publicado: Terça, 03 Setembro 2013 00:00
A confiança do empresário industrial do Distrito Federal continua sendo impulsionada pelas expectativas de melhora tanto da economia local quanto das empresas, é o que indica o Índice de Confiança do Empresário Industrial do Distrito Federal (ICEI-DF) do mês de agosto. A pesquisa foi feita entre os dias 1º e 13 do mês passado, pela Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).
O ICEI-DF atingiu em agosto 53,8 pontos, apresentando crescimento de 1,4 pontos em relação ao mês anterior. Com avanço de 2,1 pontos em relação aos 56,7 verificados em julho, o Indicador de Expectativas para os próximos seis meses chegou aos 58,8 pontos. O número foi impulsionado pelo aumento de 3 pontos no componente "Expectativas da Empresa", que saiu de 59 pontos em julho para 62 pontos em agosto.
Segundo a Assessoria Econômica da Fibra, a melhoria das expectativas para o segundo semestre deve-se à sazonalidade, uma vez que a indústria já prevê aumento de produção para atendimento das demandas de consumo de fim de ano.
Condições atuais ainda ruins
Quando questionado sobre as Condições Atuais da empresa, o industrial manteve a tendência negativa dos últimos seis meses. O índice em agosto alcançou 43,8 pontos, com recuo de 0,1 ponto em relação ao mês anterior. Números abaixo da linha divisória dos 50 pontos indicam preocupação e insatisfação do empresário com as condições atuais.
Análise da Assessoria Econômica da Fibra elenca diversos pontos como fatores para justificarem a preocupação do industrial com as condições da empresa, tais como a ausência de política tributária que garanta tratamento isonômico para empresas do DF; o aumento da taxa de juros, que freou o consumo; a ausência de políticas de incentivo aos setores produtores de bens de consumo semiduráveis e não duráveis; e, principalmente, a ausência de um modelo de política industrial adequado à realidade da economia do Distrito Federal.
DF x Brasil
Pelo segundo mês consecutivo, o empresário do DF apresentou maior confiança em relação ao índice das outras capitais do Brasil. O ICEI nacional, divulgado pela CNI, atingiu 52,5 pontos em agosto e 49,9 pontos em julho, contra os números do DF de 52,4 pontos em julho e de 53,8 pontos em agosto.
Os arquivos do ICEI-DF podem ser baixados no link https://www.sistemafibra.org.br/fibra/produtos-e-servicos/pesquisas-economicas/indice-de-confianca
Nilson Carvalho
Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Distrito Federal - Fibra