Notícias

Inovindústria retoma atividades em meados de fevereiro

Inovindustria1Começam em fevereiro, na Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), as ações do programa Inovindústria de 2014. O projeto tem foco no incentivo à inovação industrial e é viabilizado por convênio de cooperação técnica e financeira entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI), Sebrae e Fibra.

O programa é divido em cinco fases, que vão desde a sensibilização do empresário até a consultoria individual, com a elaboração do projeto de inovação adequado às possibilidades de financiamento disponíveis. Entre capacitações e sensibilizações, mais de 120 empresários já passaram pelo projeto.

Após a primeira fase do Inovindústria, o empresário é inserido na metodologia do projeto e começa, na capacitação, a entender a criação de processos de inovação dentro da realidade do próprio negócio. A intenção da capacitação é permitir que se estabeleça na empresa um ambiente propício à geração de ideias para o desenvolvimento de novos produtos, processos, mercados e estratégias com efeitos diretos nos índices de competitividade industrial.

Na sequência, o industrial passa às fases de consultoria, quando elabora e implementa o plano de inovação, sempre com suporte do projeto. O Inovindústria dá também apoio ao empresário na elaboração de projetos para a participação de editais junto aos órgãos de fomento à inovação, tais como a Finep e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, o BNDES.

Para o presidente da Fibra, Antônio Rocha, a inovação é ferramenta fundamental para o desenvolvimento empresarial. "A gestão da inovação dentro da indústria não significa mais um novo caminho. Estamos no momento em que inovar é fundamental para manter a competitividade", avalia Rocha.

Custo-benefício

Pelo nível de complexidade do projeto Inovindústria, o industrial participante contribui com contrapartidas financeiras, divididas em cada uma das cinco fases do projeto, totalizando R$ 1.360,17.

Segundo Suely Maria Silva, diretora de Assuntos de Desenvolvimento Tecnológico da Fibra, uma consultoria com a mesma finalidade e qualidade realizada sem o suporte do Inovindústria, custaria ao empresário algo em torno de R$ 40 mil reais. Suely Maria ainda lembra ao empresário que "com a globalização, a inovar passou a ser fundamental para a manutenção da competitividade no mercado, e o empresário deve aproveitar as oportunidades de fomentar a inovação dentro no próprio negócio".

Como participar

O industrial interessado em ingressar no Inovindústria pode contatar a diretoria de Assuntos de Desenvolvimento Tecnológico da Fibra, no e-mail diretoria.assuntostecnologicos@sistemafibra.org.br ou pelo telefone 3362-6078. Outras informações sobre o projeto no site www.inovindustria.com.

Nilson Carvalho
Assessoria de Imprensa

Federação das Indústrias do Distrito Federal - Fibra

Pesquisa

 

 BANNER ACESSE EDITAL Prancheta 1

banner indicadores

banner nac