Notícias

Empresário menos confiante em 2014

ICEIDFO empresário da Indústria do DF permanece pouco otimista em 2014. O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) ficou em 50,3 pontos em fevereiro, se aproximando da linha divisória dos 50 pontos que, na metodologia utilizada pela pesquisa, separa pessimismo e otimismo.

Embora a retração entre janeiro (50,8 pontos) e fevereiro (50,3 pontos) seja de apenas 0,5 pontos, a queda na confiança empresarial pode ser facilmente percebida comparativamente com fevereiro do ano passado (61,1 pontos), com o recuo de 10,8 pontos.

O ICEI, levantamento realizado pela Federação das Indústrias do DF (Fibra), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), é composto pelas ‘Condições Atuais’ e ‘Expectativas’. O indicador de Condições Atuais registrou 39,6 pontos, o segundo menor resultado da série iniciada em abril de 2009. Neste caso, houve a diminuição do otimismo tanto em relação à Economia do DF, marcando os 34,9 pontos, quanto em relação à própria empresa, 42,4 pontos – ambos abaixo dos 50 pontos, o que revela pessimismo acerca do presente.

Já o indicador de Expectativas continua acima da linha divisória, ficando em 55,7 pontos no mês em análise. As boas perspectivas do empresário quanto aos próximos seis meses devem-se ao otimismo que o respondente mostra em relação ao próprio negócio (59,3 pontos). Contudo, ainda há cautela sobre o futuro da Economia do DF (48,3 pontos).

O ICEI-DF converge com a pouca confiança do empresário em todo o País. Segundo a CNI, o ICEI Nacional ficou em 52,4 pontos em fevereiro. O valor é 0,7 ponto percentual inferior ao de janeiro e 5,7 pontos menor do que o de fevereiro do ano passado.

Suzana Leite
Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Distrito Federal - Fibra

Pesquisa

 

 BANNER ACESSE EDITAL Prancheta 1

banner indicadores

banner nac