Notícias

Fibra lança Agenda Legislativa e Pauta da Indústria dia 14/5

Hoje pela manhã (1°/4), o presidente da Federação das Indústrias do DF (Fibra), Antônio Rocha, foi recebido em audiência pelo presidente da Câmara Legislativa (CLDF), Wasny de Roure. Na ocasião, Rocha entregou em mãos ao deputado o convite do lançamento da Agenda Legislativa da Indústria do DF 2014, marcado para 14 de maio. A publicação, produzida anualmente pela Fibra, reúne os temas e projetos de lei prioritários em tramitação na Câmara Legislativa, que impactam a competitividade das indústrias. Na mesma cerimônia, a Fibra também lançará a Pauta da Indústria, documento que elenca as prioridades e as ações estratégicas do setor, dirigido aos atuais e futuros governantes do DF.

Na ocasião, Rocha reforçou a importância da presença do presidente da CLDF e dos demais parlamentares no evento. “Este é um trabalho iniciado no primeiro ano da minha gestão à frente da Fibra. Concluo um ciclo e encerro meu mandato lançando a 12ª edição da Agenda Legislativa, forma já consolidada mobilização e de comunicação franca, direta e transparente do setor industrial brasiliense com o poder legislativo do DF”, disse.

Wasny aproveitou o encontro para reforçar temas considerados importantes para o desenvolvimento de todo o setor produtivo do DF e que têm tido especial atenção da Câmara. O parlamentar falou dos voos diretos entre Brasília e Paris, como resultado da lei aprovada pela Casa, que diminuiu a alíquota de ICMS para querosene de avião. “Essa medida demonstrou ter sido correta, ampliando não só o número de voos e de passageiros, bem como fortalecendo o papel de Brasília como uma cidade ‘central’, à exemplo do que ocorre em outros países. Essa é a tônica do debate que a Fibra tem que levar em conta”, ressaltou Wasny.

Para Rocha, Brasília está em uma posição estratégica tão privilegiada, que pode ser um hub de distribuição, atingindo crescimento econômico natural. “Está claro: quanto mais se reduz impostos, mais a gente cresce e gera riqueza”, disse.

O presidente da Câmara também registrou, na oportunidade, do estímulo da Fundação de Apoio à Pesquisa (FAP). Trata-se da emenda à Lei Orgânica, de autoria do próprio Wasny, que aumenta para 2% a verba do orçamento destinada à FAP. “O governo acertou que será gradativo. Saímos de R$ 80 milhões para R$ 120 milhões. É um salto grande”, afirmou o parlamentar.

Também na ocasião, Rocha falou da Pauta da Indústria, documento elaborado pela Federação com a “pauta sugestiva de como a indústria pode se tornar mais competitiva”. Rocha explicou que esta publicação, em especial, é dirigida aos atuais e futuros governantes da Capital Federal. “É importante que neste período pré-eleitoral, os postulantes aos cargos de governo, seja no âmbito legislativo seja no âmbito executivo, conheçam as prioridades da indústria e as sugestões de fomento de políticas públicas para o desenvolvimento fabril na capital federal, a fim de contribuir com as propostas dos candidatos aos dois poderes locais”, finalizou.

O evento será realizado no terceiro andar do edifício-sede da Fibra, às 10h.

Agenda Legislativa da Indústria do DF

Em 2014, a Agenda Legislativa da Indústria do DF chega à 12ª edição.  A publicação é resultado do acompanhamento dos trabalhos da CLDF, feito por técnicos da Diretoria de Assuntos de Defesa de Interesse Industrial da Fibra. Ao longo de 2013, foram monitoradas as movimentações de 449 proposições. Destas, 87 tiveram a tramitação concluída, das quais 60 tornaram-se Lei.

A Agenda é elaborada por meio de um processo participativo, em que os empresários da indústria, reunidos em Seminário, analisam, debatem e elegem os projetos e definem a posição do setor a respeito de cada projeto de lei em tramitação, considerado prioritário pelos segmentos.  

Suzana Leite
Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do DF (Fibra)
Foto: Nilson Carvalho

Pesquisa

 

 BANNER ACESSE EDITAL Prancheta 1

banner indicadores

banner nac