Notícias

Empresários aprendem o passo a passo da inovação

Inovindustria1415052014NilsonCarvalhoA Fibra deu continuidade, nos dias 14 e 15 de maio, ao programa Inovindústria, que tem por finalidade sensibilizar as micro e pequenas empresas industriais quanto a necessidade de inovar para manter-se competitiva e, além disso, oferece aos empresários a oportunidade de inovar. Durante os dois dias, foi realizada a segunda etapa do projeto, que consiste na capacitação "Gestão de Inovação". Este momento do Inovindústria tem como objetivo estabelecer nas empresas participantes um ambiente propício à geração de ideias para o desenvolvimento de novos produtos, processos, mercados e estratégias.

"A ideia do curso foi ampliar a visão em relação à inovação. Mostramos aos empresários que é possível aplicar ferramentas e técnicas no sentido de potencializar a capacidade da empresa em inovar", explicou o consultor Felipe Scherer, que possui experiência empresarial desempenhando funções executivas em empresas nacionais e multinacionais e é sócio da Innoscience Consultoria em Gestão da Inovação.

Durante a capacitação, Scherer citou como case a Wise Tecnologia. Com o projeto Inovawise, a empresa brasiliense foi uma das onze vencedoras do Prêmio Nacional de Inovação, anunciados no último dia 13. A Wise foi a única representante do DF a figurar entre as campeãs, ao lado do Rio Grande do Sul, com quatro prêmios, de São Paulo (3), Mato Grosso do Sul, Minas Gerais (1), Mato Grosso do Sul (1) e Santa Catarina (1).

"Nesta semana, nós tivemos uma empresa do DF – a Wise Tecnologia - reconhecida nacionalmente com o status de empresa inovadora. Isso é um sinal de que é possível inovar. E, eu ressalto, é uma empresa que passou pelo nosso programa. Isso deve ser um incentivo para as demais empresas", disse Scherer.

Segundo diretora de Assuntos de Desenvolvimento Tecnológico da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Suely Maria Silva, uma das sócias da Wise, o projeto busca criar espaços dentro da empresa para fomentar a inovação, justamente aquilo que se propõem no curso "Gestão de Inovação". "O InovaWise busca desenvolver a cultura de inovação em toda a empresa, por meio da colaboração coletiva de colaboradores, clientes e fornecedores, transformando ideias em produtos, serviços e formas de gestão", frisou Suely.

Sherer afirmou que as empresas mais inovadoras são aquelas que de forma mais estruturada conseguem tratar o tema "inovação" internamente. Um conjunto de elementos precisam ser configurados pra que a inovação se torne realidade e que seja feita de forma contínua.

Para tanto, os participantes do curso conheceram os oito passos que compreendem as "estratégias de inovação". De acordo com o consultor, as estratégias têm que ser seguidas, a começar pela pergunta primária: No que eu quero ser diferente?. A partir daí, há a necessidade de definir processos de como identificar as oportunidades, passando pela escolha da liderança: "quem vai tocar o assunto inovação?". O líder tem o desafio de implantar a cultura da inovação dentro do negócio e, como consequência, envolver as pessoas nesse processo. Por fim, as estratégias de inovação preveem o necessário conhecimento das linhas de financiamento, a importante inserção dos relacionamentos "clientes, fornecedores e parceiros" no processo de inovação e, ainda, a implantação da Governança da Inovação na empresa.

"A inovação tem que entrar na cultura do negócio. O tempo que um novo produto, uma mudança no processo, garante de diferencial, cada vez está menor", finalizou.

Conheça o Inovindústria

O Inovindústria tem a finalidade de realizar planos de inovação nas micro e pequenas empresas industriais, por meio de ações de mobilização, capacitação, consultoria e assessoria.

Entre as atribuições do programa está estimular a participação em editais que destinem recursos técnicos e financeiros para o desenvolvimento de produtos, a melhoria de processos de produção ou para a criação de serviços que proporcionem qualidade de vida aos trabalhadores ou à comunidade onde a indústria está localizada.

Desta forma, para a implementação do programa nas MPEs, a Fibra, o Sebrae e a Confederação Nacional da Indústria, atuando como instituições executoras, desembolsam, juntas, a quantia de R$ 368.561,00, ao passo que a contrapartida da empresa participante é de, apenas, R$ 1.360,17, em todas as fazes do Inovindústria.

O próximo passo do programa consiste no recebimento de consultoria especializada em todas as fases do processo de implantação do Plano de Inovação, assim como na elaboração de projetos da MPE para apresentação à instituições de fomento.

As indústrias interessadas em inovar ainda podem participar do programa Inovindústria. Mais informações: 3362-6078.

Suzana Leite
Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do DF (Fibra)
Foto: Nilson Carvalho



Pesquisa

 

 BANNER ACESSE EDITAL Prancheta 1

banner indicadores

banner nac