Notícias
Gilberto Carvalho conhece modelo de gestão do Sistema
- Detalhes
- Publicado: Terça, 03 Março 2015 16:18
“Quero com muita simplicidade conhecer o Sistema com vocês. Passei doze anos atuando como ministro. Primeiramente com presidente Lula e, mais recentemente, com a presidenta Dilma. Agora, para iniciar meu trabalho, preciso descobrir esse mundo que é o Sesi e o Senai”, disse.
Durante a reunião, o presidente do Conselho disse que o Sistema S pode ser um grande parceiro do governo em ações que contribuam para a melhoria das áreas de educação e saúde em todo o País. “Concentrarei esforços para conseguir parcerias junto ao governo que possibilitem que os programas desenvolvidos pelo Conselho Nacional do Sesi ganhem escala”, ressaltou.
O presidente Jamal apresentou a Carvalho o novo modelo de gestão do Sistema Fibra, que compreende a atuação integrada do Sesi e do Senai-DF. “A minha meta enquanto presidente desta Federação é ampliar, expandir vagas. Para tanto, estamos unindo as expertises do Sesi e do Senai-DF para melhor atender nosso público e capacitá-lo por completo”, exemplifica.
Jamal explica que o Sesi e o Senai-DF estão passando por reformulação das atividades. A unidade de Sobradinho foi a primeira a tornar-se integrada. Para tanto, a unidade passou por reforma física para que abrigasse, em um só lugar, a oferta dos Ensinos Fundamental e Médio, além de diversos cursos profissionalizantes do Senai.
“Um bom exemplo da integração é a proposta de articulação entre a educação básica desenvolvida pelo Sesi e a educação profissional desenvolvida pelo Senai, denominada Ebep. Nesta modalidade de ensino, os alunos do 2º ano do Ensino Médio passam o dia inteiro na unidade, recebendo a educação básica por meio do Sesi em um período e, no outro, formação profissional pelo Senai, tendo a possibilidade de inserção imediata no mercado de trabalho quando finalizado o Ensino Médio, porque já terá uma profissão”, explica o presidente.
Jamal ressaltou, orgulhosamente, que os alunos que passam todo o dia nas unidades do Sesi e do Senai-DF também têm à disposição uma alimentação balanceada e de qualidade, possível, somente, pelo trabalho da Central de Produção de Alimentos (CPA), unidade do Sesi localizada no Guará, com capacidade de produzir cerca de 20 mil refeições/dia.
ViraVida
Outro assunto abordado na reunião é o ViraVida. Trata-se de um programa de iniciativa do Conselho Nacional do Sesi, iniciado em 2008, que oferecer oportunidades, por meio da capacitação profissional, a jovens e adolescentes que sofreram abuso ou exploração sexual, contribuindo para o enfrentamento do problema no país.
“O ViraVida é uma das atividades realizadas pelo Sesi que mais me comovem, porque estamos falando de resgate de vidas. É a reinserção na sociedade de pessoas que tiveram todos os seus direitos violados. Certamente, na minha gestão, o ViraVida será um marco, porque tem meu total apoio”, disse o presidente Jamal, na ocasião.
Carvalho ficou impressionado com a rede de colaboradores que o ViraVida possui no DF e, inclusive, ressaltou que enxerga a regional como referência de como o programa deve ser desenvolvido operacionalmente. “Meu objetivo é buscar parcerias públicas para ampliar a iniciativa do ViraVida no País. Esse programa tem que andar de braços dados com o governo. E o DF é um exemplo de como fazê-lo”, ressaltou.
O ViraVida é replicado no Sesi-DF desde 2009. No próximo dia 10, será formada mais uma turma do programa, desta vez, composta por 27 alunos. A solenidade será realizada no Senai Taguatinga, às 15h.
Suzana Leite
Assessora de Imprensa da Presidência do Sistema Fibra.