Notícias

Pequenas empresas do Distrito Federal buscam a internacionalização

inseri glaucyaEmpresários de vários segmentos do setor produtivo brasiliense participaram, nesta quarta-feira (26/8), do curso “Como se preparar para o mercado internacional?". O encontro ocorreu na sede da Federação da Indústrias do DF (Fibra) e apresentou as vantagens e os principais entraves aos empreendedores que tenham a intenção de se inserir no mercado exterior ou que já exportam seus produtos.

A ação já foi replicada em diversas unidades da Federação, pois é uma parceria da Rede Brasileira dos Centros internacionais de Negócios (Rede CIN) e do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), ambos da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O encontro foi conduzido pela consultora da CNI Virgínia Eickhoff Haag que desmitificou e buscou inspirar os empresários para que todos passem a adotar em suas empresas a cultura da exportação.

“Nosso objetivo é acabar com a ideia que apenas as grandes empresas podem exportar. Tiramos uma série de dúvidas dos empresários e os orientei quanto os melhores caminhos a se seguir na busca pela internacionalização”, explica Virgínia. Entre os benefícios da internacionalização de uma empresa apresentados pela consultora estão: a diminuição da dependência das sazonalidades do mercado brasileiro e a diversificação de mercado.

Virgínia Eickhoff ressaltou ainda que o fato da maioria dos empresários do DF se enquadrarem no regime de pequeno ou micro empresários não inviabiliza o processo de internacionalização. “Há sempre consumidores em busca de novidades e produtos diferentes e é nisso que entram as pequenas indústrias, na oferta de novos processos, tecnologia ou produtos. Os empresários precisam ficar atentos a isso e buscar novas oportunidades de negócios”, completa.

Foi justamente uma oportunidade de negócio que levou a coordenadora de execução orçamentária de uma empresa de TI Renata oliveira ao curso oferecido gratuitamente pela Fibra. Ela conta que há alguns meses a empresa teve um oportunidade de negócio envolvendo um software para uma empresa de telecomunicação. “Estamos entrando no mercado internacional e necessitamos de informação. Aqui tive a oportunidade de conseguir informações valiosas e percebi que não há complicações em exportar”, diz.

O presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar, comenta que trazer os empresários para dentro da Casa da Indústria e oferecer a eles informação e possibilidade de crescimento diante do cenário econômico desaquecido. “Nossos empresários precisam ver na crise um oportunidade de crescer. A Fibra está aqui para ajudar no que for preciso”, completa. 

Marcus Fogaça
e-mail:marcus.fogaca@sistemafibra.org.br
Telefones: 3362-6127 / 96740238
Foto: Glaucya Braga

Pesquisa

 

 BANNER ACESSE EDITAL Prancheta 1

banner indicadores

banner nac