Notícias

Setor produtivo e governo apoiam Compre do Pequeno Negócio

compredopequeno site

Empreendedores de todo o País celebraram, nesta segunda-feira (5/10) o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, com uma ação inédita, idealizada pelo Sebrae, para incentivar a população a comprar dos pequenos negócios. O segmento é responsável por gerar mais de 17 milhões de empregos e responde por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, segundo dados do próprio Sebrae.

A ação é uma tentativa que os mais de nove milhões de micro e pequenos empresários do país não sejam tão afetados pela atual instabilidade econômica. “Esta ação é desenvolvida de norte a sul do País com o intuito de sensibilizar a população a comprar do pequeno. Esse dia simboliza o esforço que é manter o motor da nossa economia. Todo dia é dia de comprar do pequeno”, ressalta o presidente do Sebrae nacional, Luiz Barretto.

Segundo dados do IBGE, apurados em 2011, às micro e pequenas empresas produzem, em valores absolutos para o País, quase R$ 600 bilhões. O montante é quase o quadruplo apurado pelo instituto em 2001. No PIB da Indústria, a participação das micro e pequenas empresas corresponde a 22,5% e se aproxima da participação das médias empresas, com 24,5%.

“Os micro e pequenos empresários têm contribuído muito para nossa economia e não merecem ficar jogados a segundo plano. O Sebrae oferece tudo o que é necessário para que eles façam um ótimo trabalho. No segmento industrial, a Fibra atua ativamente para fortalecer os micro e pequenos empresários do DF. Por isso, é importante incentivar e investir neles, cada vez mais”, afirma o vice-presidente da Federação das indústrias do DF (Fibra), Élson Póvoa.

A empresária Luciana Cantuária, dona de uma loja de roupas infantis, conta que o Sebrae sempre foi presente em seu negócio e que torce para a campanha se intensificar e virar uma cultura massificada na sociedade. Para a representante industrial Zilma Guedes, o governo deve investir mais nos empreendedores da cidade, principalmente no que tange incentivos fiscais. “Com bons incentivos fiscais, haverá mais micro e pequenas indústrias no DF, o que vai gerar mais renda e emprego. Não vamos precisar buscar incentivos no Entorno”, desabafa.

Promessa

O governador da capital do País, Rodrigo Rollemberg, participou da cerimônia de lançamento da data, em uma pizzaria da cidade, e deu detalhes sobre a sanção as lei que irá simplificar as atividades econômicas da cidade. O projeto, que deverá reduzir o tempo médio para a abertura de empresas, será assinado nesta terça-feira (6/10).

“As pequenas e médias empresas têm importante participação na economia do DF. A população precisa se conscientizar e comprar dos empresários de Brasília. Essa filosofia também deve estar no governo e nós estamos criando instrumentos para dinamizar e democratizar as oportunidades”, afirma Rollemberg. 

Marcus Fogaça
Assessoria de Imprensa da Presidência
Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra)
e-mail:marcus.fogaca@sistemafibra.org.br
Telefones: 3362-6127 / 96740238
Foto: Glaucya Braga

Pesquisa

 

 BANNER ACESSE EDITAL Prancheta 1

banner indicadores

banner nac