Notícias
Indústria do DF busca inspiração em encontro de tecnologia e inovação
- Detalhes
- Publicado: Quarta, 21 Outubro 2015 13:41
O diretor de Tecnologia da Federação das Indústrias do DF (Fibra), Graciomário de Queiroz, acompanhou a abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, nesta terça-feira (20/10). Sob o tema “Luz, Ciência e Vida”, a 12ª edição do evento reúne cerca de duas mil instituições e realiza mais de 26 mil atividades em todo o País.
Na busca de novas expertises para a indústria local, o diretor caminhou pela feira e identificou uma série de possibilidades de negócios para os empreendedores. “Temos vocação industrial e precisamos descobrir onde estão nossos clientes e muitas vezes eles estão mais próximo do que pensamos. Um evento como esse evidencia isso, cria possibilidades de negócio”, diz Graciomário.
“Os empresários têm na feira a oportunidade de especular, buscar informação e tirar aproveito de um ambiente inspirador. Aqui encontramos estandes de empresas de todos os portes, governo, academias e universidades”, completa o diretor de Tecnologia, que ainda incentiva a ida da população ao evento, que tem entrada gratuita.
Entre as atividades desenvolvidas no evento estão palestras, oficinas, experimentos, apresentações e atividades interativas. Os mais curiosos poderão explorar uma série de atividades como: exibição de imagens em 360º; sistemas que permitem a purificação de água com utilização da energia solar; testes com laser para identificar doenças nas lavouras; tratamentos com luz que aceleram a cura de feridas na pele; entre outros.
Segundo a secretária interina do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Emília Cury, o evento é uma oportunidade para conscientizar a população para a importância da ciência para a sociedade e mostrar ao Legislativo a importância aperfeiçoar as Leis que regem as pesquisas científicas e inovadoras no país.
“Que a produção do conhecimento se traduza em inovação, que seja melhora da qualidade de vida dos brasileiros. Para isso, é preciso investir em marcos jurídicos modernos, que solidifiquem o desenvolvimento e a inovação, construindo um amplo debate com a sociedade sobre o assunto”, disse Emília Cury.
Representando o Governo de Brasília, a primeira dama Márcia Rollemberg comenta que é necessário tratar a cultura de inovação e tecnologia como uma moeda de conhecimento e acesso à informação, aproveitando “a abordagem cultural da feira e adotando uma política estruturante para o setor”.
A feira é organizada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação e termina no domingo (25/10). O evento ocorre no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. Ela fica aberta de 9h às 18h na semana, 9h às 21h no sábado e 10h às 18h no domingo.
Os interessados em participar podem ir ao local de transporte público. O governo de Brasília disponibilizou uma linha especial para levar o público da rodoviária ao evento. O ônibus parte da plataforma que fica em frente a administração da Rodoviária do Plano Piloto.
Marcus Fogaça
Assessoria de Imprensa da Presidência
Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra)
e-mail:marcus.fogaca@sistemafibra.org.br
Telefones: 3362-6127 / 96740238
Foto: Glaucya Braga