Notícias

UCB recebe reunião itinerante do Núcleo de Inovação da Fibra

ucb inovacao novo site

O comitê Gestor de Inovação realizou a primeira reunião itinerante do grupo, nesta quinta-feira (5/11). O local escolhido foi a Universidade Católica de Brasílica (UCB), que recebe a XIV Semana de Comunicação – Secomunica, promovida pelos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. As reuniões fora do edifício-sede da Federação das Indústrias do DF (Fibra) vão ocorrer sistematicamente nos próximos meses.

O anfitrião do evento, o pró-reitor, Fernando Souza, comentou a importância em aproximar a academia do setor produtivo, além de agradecer a presença dos membros do núcleo no evento. “A universidade tem como uma de suas prerrogativas de fomentar a inovação e o empreendedorismo entres seus alunos, por isso é importante trazer os empresários para dentro do campus”, afirma.

Este foi o sétimo encontro dos membros do Núcleo Gestor de Inovação da Fibra, que conta com 54 membros e abarca 34 instituições públicas, privadas, sindicatos e universidades. “O Sistema Indústria como um todo trata o tema inovação de maneira especial. Temos uma agenda até 2020 que precisa ser debatida e colocada em prática, por isso estamos trabalhando em conjuntos com vários setores”, explica Edson Nery, assessor de tecnologia da Fibra.

Como parte da programação, foram apresentados aos acadêmicos e aos membros do Comitê Gestor de Inovação a plataforma iTec, que possibilita a geração de negócios online entre empresas e empreendedores. O canal recebe os desafios que as empresas precisam lidar no cotidiano e os empreendedores desenvolvem soluções, o que deve melhorar os índices de inovação no País.

“Temos cerca de 2% de produção científica indexada do mundo, mas pouco aproveitamos isso em nossos produtos, serviços e negócios. Promover esse apoderamento é uma questão importante e a universidade é fundamental neste processo”, destaca o Coordenador-Geral de Serviços Tecnológicos do MCTI, Jorge Mario Campagnolo.

Investimento em Tecnologia e inovação

Segundo Fernando Souza, a UCB irá construir um parque tecnológico na imediações da universidade com o intuito de abrigar pesquisas de biotecnologia, a princípio. O novo espaço deve ficar pronto em 2018 e receber um investimento estimado de R$ 10 milhões. “Teremos um espaço para os alunos fazerem suas pesquisas, reunir e desenvolver empresas júniores, além de oferecer discussões acadêmicas na inovação”, completa o pró-reitor. 

Marcus Fogaça
Assessoria de Imprensa da Presidência
Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra)
e-mail:marcus.fogaca@sistemafibra.org.br
Telefones: 3362-6127 / 96740238
Foto: Glaucya Braga

Pesquisa

 

 BANNER ACESSE EDITAL Prancheta 1

banner indicadores

banner nac