Notícias

IBTI adota projetos inovadores de startups brasilienses

IBTI2

Uma lamentação informal pode ter sido o pontapé para o que pode vir a revolucionar o tratamento existente de nutrição. O empreendedor Raphael Hideki Matsunaga, CEO da HealthGo Technologies, pretende colocar no mercado, em janeiro, um sistema web que irá facilitar a consulta dos nutricionistas e um aplicativo para aumentar a adesão dos pacientes ao tratamento, o NutGo.

O funcionamento da ferramenta é simples. O profissional de nutrição fará a consulta, disponibilizando o máximo de informações sobre pesos, medidas e alimentação, e o sistema fará, automaticamente, todos os cálculos necessários para a montagem da dieta mais adequada. Já no app, o paciente terá acesso à dieta completa, além de alteras para se alimentar e um canal direto de comunicação com o nutricionista. Para o profissional, a ferramenta tem um custo de manutenção, entretanto, para o paciente o acesso é gratuito e irrestrito ao aplicativo de smartphone ou tablete.

A HealthGo segue sob a orientação do Programa de Apoio a Incubadora Internacional do Instituto Brasília de Tecnologia e Inovação (IBTI) até o começo de janeiro, quando finalmente a plataforma será disponibilizada para o grande público. O aplicativo está em fase de homologação e ainda não são todos os profissionais que têm acesso a ele. Matsunaga explica que durante todo o processo de desenvolvimento da ferramenta, um grupo de nutricionistas deu apoio e consultoria para que o sistema fosse o mais aperfeiçoado possível.

“O sistema está pronto há três meses. Criamos uma solução que agradou aos pacientes e nutricionistas ouvidos por nossa equipe. Estamos fazendo testes em universidades, clínicas escolas e consultórios. Tivemos uma aproximação muito boa com as academias, pois acredito que é essencial aproximar os novos profissionais desse tipo de ferramenta”, afirma Matsunaga.

Mas a meta é ainda mais audaciosa. Segundo o empreendedor, a ideia é ampliar o programa para o máximo de áreas da saúde. “Queremos que o aplicativo sirva para o paciente como um prontuário de bolso, com todas as informações sobre sua vida médica”, finaliza Matsunaga.

O Programa de Apoio a Incubadora Internacional do IBTI é, segundo Anivaldo Gomes Barbosa Júnior, uma ferramenta que nasceu para incentivar a cultura da inovação entre os brasilienses. Segundo ele, a entidade, que tem a Federação das Indústrias do DF (Fibra) como sua principal mantenedora, dá apoio administrativo e assistência tecnológica aos empreendedores inovadores de todos os setores da economia, sempre com o objetivo de facilitar o desenvolvimento de novos negócios com base em inovação tecnológica.

O IBTI nasceu em 2008, com a missão de promover a cultura da inovação e aumentar a competitividade da indústria do DF. Ao longo desse tempo, o instituto tem sido um importante articulador entre o setor produtivo, instituições de ensino e pesquisa e governo.

Startup

A Incubadora Internacional do IBTI trabalha especialmente com as chamadas “startups”, que são empresas jovens, que trabalham com base em uma ideia inovadora. Esse tipo de negócio é pautado pela incerteza de sucesso ou não da ideia. Ou seja, é um negócio de alto risco mas, que se der certo pode dar um grande retorno financeiro. São exemplos de startups de sucesso o Twitter, Uber, Snapchat, Spotify, Whatsapp e Netflix.

Os interessados em conhecer as expertises do IBTI devem entrar no site da entidade (www.ibti.net.br) e acompanhar o lançamento dos editais de atuação. Para mais informações, ligue 3045-2600.

Marcus Fogaça

Assessoria de Imprensa da Presidência
Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra)
e-mail:marcus.fogaca@sistemafibra.org.br
Telefones: 3362-6127 / 96740238
Foto: Glaucya Braga

Pesquisa

 

 BANNER ACESSE EDITAL Prancheta 1

banner indicadores

banner nac