Equipe Axis representará o Sesi-DF na competição F1 in Schools
- Detalhes
- Publicado: Terça, 15 Junho 2021 11:09
Niemeyer 3.0. Esse é o nome da miniatura de carro de corrida idealizada pela equipe Axis, do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF), para o Torneio Sesi F1 in Schools. A competição, apoiada pela Fórmula 1, desafia os estudantes a desenvolver habilidades práticas de empreendedorismo e de tecnologia.
Usinado em bloco de poliuretano e com componentes como as asas e o bico impressos em resina, o protótipo dos alunos tem 20 centímetros de comprimento, 7,2 centímetros de largura e 5,8 centímetros de altura. Após a largada, impulsionada por cilindro de dióxido de carbono, a miniatura percorrerá uma pista reta de 20 metros de comprimento.
Os detalhes foram pensados pelos estudantes Amanda Coelho, Letícia Ferreira e Suyanne Miranda, de 17 anos, e Leonardo Lustosa, de 16 anos, que estudam a 3ª e a 2ª séries do Novo Ensino Médio, respectivamente, no Sesi Sobradinho. Eles tiveram ainda a mentoria dos professores André Luiz Rodrigues e Kamila Pereira.
“A F1 in Schools é uma maneira interessante de desenvolver habilidades como trabalhar em grupo e ouvir mais as pessoas. Isso vai ajudar na minha carreira e facilitar minhas escolhas no futuro”, conta Leonardo, que diz ter afinidade com a área de exatas, mas ainda não definiu a profissão que quer seguir.
Além da velocidade
As semelhanças com uma competição real de Fórmula 1 vão além da miniatura. Assim como em uma escuderia real, na disputa, os alunos precisam preparar um plano de negócios e buscar apoiadores para desenvolver a ideia. São patrocinadores da Axis o Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil (Sicoob), a Rotta Rolamentos e a Loja 3D.
As ações incluem ainda uma ação social, que pode ser critério de desempate entre as equipes. No caso do time do DF, o projeto recebeu o nome de Jovens Ideias. A partir da problemática do desemprego entre jovens do DF e em parceria com a Junior Achievement e com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no DF, os estudantes ofertaram para alunos do Novo Ensino Médio do Sesi-DF oficinas virtuais sobre mercado de trabalho e criação de startups.
Transmissão ao vivo
O programa F1 in Schools ocorre desde 2019 e é voltado para estudantes de 9 a 19 anos matriculados em escolas do Sesi pelo País. Cada equipe pode ter de três a seis alunos. O Sesi-DF participa da competição desde o início. Em 2019, levou para o campeonato a equipe Colibri e, em 2020, a equipe Lobo-Guará.
Devido à pandemia, a disputa este ano ocorrerá de forma virtual. Trinta e uma equipes participarão da competição, que reunirá 160 alunos de escolas de 17 unidades da Federação.
O disparo dos carros será feito de forma automática em miniaturas de pistas de corrida nesta quinta-feira, 17 de junho, a partir das 8h, com transmissão ao vivo pelo canal Sou Robótica, no YouTube. Os vencedores serão conhecidos no dia 26 de junho, quando ocorrerá o Festival Sesi de Robótica, também com transmissão pelo canal.
Conheça os integrantes da equipe Axis, do Sesi-DF: