Projeto extracurricular do Sesi-DF prepara alunos para o ensino superior
- Detalhes
- Publicado: Quarta, 06 Outubro 2021 16:59
Aulas extras, planejamento de estudos, bate-papo e tira-dúvidas com professores, troca de experiências com colegas e um espaço para aprofundar conhecimentos. É dessa forma que ocorrem os encontros do Pré-Pas e do Pré-Enem. Criados pela Rede Sesi do Distrito Federal de Educação, o objetivo dos projetos é preparar estudantes para o ingresso em faculdades e em universidades.
Com uma abordagem lúdica e com conteúdo personalizado, os alunos do Ensino Médio das escolas do Gama, de Sobradinho e de Taguatinga do Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF) contam com o apoio e suporte da instituição para se destacarem em vestibulares.
Em horário contrário ao das aulas, de segunda a sexta-feira, sempre das 19h20 às 21h20, adolescentes fazem atividades, simulados e discutem conteúdos dos itinerários formativos de Códigos e Linguagens, de Matemática e suas Tecnologias, de Ciências Humanas e de Ciências da Natureza, além de Redação. A participação é opcional e os encontros ocorrem desde junho pela plataforma Microsoft Teams. O encerramento desta edição será no fim de novembro.
A programação é organizada pelos professores do Sesi-DF, que se revezam para ministrar os encontros online e ficam disponíveis para tirar dúvidas, por meio do chat. O material também por ser acessado em outros momentos, pois fica gravado. Assim, é possível consultá-lo em caso de dúvidas.
“Os profissionais de educação também trabalham o desenvolvimento de competências socioemocionais, o que contribui para a formação de cidadãos críticos. A iniciativa é embasada no colaborativismo, em metodologias ativas, em novas tecnologias e em outras estratégias didático-pedagógicas para o crescimento intelectual de meninos e meninas”, explica a gerente de Educação Básica do Sesi-DF, Núbia Rosa.
Os projetos funcionam da seguinte forma: alunos da 1ª e da 2ª séries do Novo Ensino Médio participam da primeira e da segunda etapas do Pré-Pas, respectivamente. Já os estudantes da 3ª série têm aulas intercaladas do Pré-Pas e do Pré-Enem.
Para a aluna da 1ª série do Novo Ensino Médio Jane de Melo (foto), de 15 anos, do Sesi Taguatinga, o projeto permitiu que ela aprofundasse o estudo nas áreas em que tinha mais dificuldade. “Em cada dia da semana é abordada uma temática, então os professores podem debater com mais detalhes cada conteúdo e isso facilitou o aprendizado. Fui incentivada a criar uma rotina de leitura e de realização das atividades que me ajudaram a ter resultados mais efetivos na escola”, diz a adolescente que sonha em cursar medicina.
Entenda as provas
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ocorre em dois dias. Estudantes têm de responder a 180 questões, divididas em quatro provas objetivas. Além disso, precisam escrever uma redação de no máximo 30 linhas. O texto tem que ser dissertativo-argumentativo e é desenvolvido a partir de uma situação-problema, um tema.
Desde o ano passado, o participante pode escolher entre fazer o exame impresso ou digital, com provas aplicadas em computadores em locais definidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As notas do Enem podem ser usadas para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni).
O Programa de Avaliação Seriada (PAS) é um processo seletivo da Universidade de Brasília (UnB), realizado ao longo dos três anos do ensino médio regular. Ou seja, a cada série o estudante faz uma prova e acumula pontos para o resultado final. As avaliações valorizam a aprendizagem escolar, mas não ficam isoladas aos conhecimentos de sala de aula. A organização é do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).