Aula inaugural abre preparação do programa Mais que Vencedor
- Detalhes
- Publicado: Terça, 08 Março 2022 14:24
Com a aula inaugural transmitida pelo YouTube, foram iniciadas nessa segunda-feira, 7 de março, as atividades do programa Mais que Vencedor. A iniciativa é um convênio entre a Secretaria de Juventude do Distrito Federal e o Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF) que tem como objetivo preparar pessoas de 15 a 29 anos para provas de acesso ao ensino superior como vestibulares tradicionais, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Programa de Avaliação Seriada (PAS).
A carga horária total do curso preparatório é de 570 horas. A partir desta terça-feira, 8 de março, os alunos matriculados participarão de aulas ao vivo, pela plataforma Microsoft Teams, de segunda a sexta-feira, das 19 às 21 horas. O foco serão as matrizes de referências das quatro áreas do conhecimento: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Matemática e suas Tecnologias.
Em setembro, terão início as aulas preparatórias para Redação, também de segunda a sexta-feira, das 19 às 21 horas. Nesse caso, os estudantes serão atendidos na escola do Sesi-DF escolhida na inscrição: Gama, Taguatinga ou Sobradinho.
“Acredito que o ensino superior te capacita e te leva a um novo patamar na vida. Meu conselho a todos que vão participar deste projeto é que agarrem esta oportunidade, porque tenho certeza de que isso vai fazer diferença”, destacou a secretária de Juventude, Luana Machado, durante a cerimônia de abertura, no Sesi Taguatinga.
A capacitação como forma de desenvolvimento também foi pontuada pelo 1º vice-presidente da Federação das Indústrias do DF (Fibra), Pedro Henrique Verano: “Estamos conseguindo com esse projeto dar a vocês a oportunidade, que muitos talvez não tenham tido, de se capacitar e de tentar um futuro diferente, melhor para todos, com o ingresso em uma faculdade de qualidade”.
Estudante do Centro de Ensino Médio 304 de Samambaia, Leilane Paixão, de 16 anos, soube da ação pela mãe. “Uma amiga do trabalho dela comentou sobre o projeto. Quero fazer medicina na Universidade de Brasília e, aprofundando mais nos conteúdos que eu tenho dificuldade e nos que são cobrados, acho que vai ser mais fácil entrar”, conta a jovem, que estava entre os que participaram presencialmente da aula inaugural.
Isaac Sousa Vidal, de 15 anos, também está matriculado para o Mais que Vencedor. “É uma boa oportunidade, porque estudar sozinho muitas vezes é difícil. Com o auxílio, fica mais fácil”, avalia o aluno do Centro de Ensino Médio 9 de Ceilândia, que analisa qual curso escolherá para o ensino superior.
Participaram também da aula inaugural o vice-presidente da Câmara Legislativa, deputado distrital Delmasso (Republicanos), responsável pela emenda parlamentar que viabiliza o programa, o superintendente do Sesi-DF, Marco Secco, e a gerente executiva de Educação do Sesi-DF, Valéria Silva.
Programa Mais que Vencedor
A meta do projeto é atender a 4 mil jovens, em aulas preparatórias presenciais e online, em 2022. Pelo convênio, podem participar da iniciativa pessoas que estudam ou estudaram o Ensino Médio em escolas de Águas Claras, de Arniqueira, de Ceilândia, da Fercal, do Gama, de Planaltina, do Recanto das Emas, do Riacho Fundo, do Riacho Fundo II, de Samambaia, de Santa Maria, de Sobradinho, de Sobradinho II, do Sol Nascente, de Taguatinga, do Varjão e de Vicente Pires.
As pré-inscrições tiveram início em janeiro, pelo site do Sesi-DF, com prioridade para alunos ou egressos de escolas públicas e, no momento, estão encerradas. Os candidatos classificados foram convocados em listas divulgadas pelo Sesi-DF para efetivação da matrícula de forma presencial. Aqueles que foram chamados, mas que ainda não compareceram, podem ir até a Central de Atendimento ou até a Secretaria Escolar da unidade selecionada durante a pré-inscrição, até sexta-feira, 11 de março, das 7 às 18 horas. Os documentos necessários para matrícula estão disponíveis no edital de abertura das vagas.
Dúvidas sobre o programa podem ser sanadas pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do Sesi-DF, pelo telefone (61) 4042-6565, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30. O SAC também orienta alunos com dificuldades técnicas para acesso à plataforma Microsoft Teams, como problemas com login e senha.
Veja aqui a galeria de imagens: