Estudantes do Sesi-DF apresentam projetos de inovação em torneio nacional de robótica
- Detalhes
- Publicado: Quinta, 09 Março 2023 15:02
A escalação já foi feita e o local, escolhido: Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. Mas, ao invés de no campo e com bola, a disputa ocorrerá em mesas e com robôs de peças de Lego, montados e programados por estudantes de 9 a 16 anos. Assim serão as competições da First Lego League (FLL) Challenge no Festival Sesi de Robótica 2023, de 15 a 18 de março, com cem equipes de diferentes unidades da Federação.
Os grupos foram selecionados em torneios regionais. Dezenove alunos das escolas do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) participarão, divididos em três equipes: Albatroid, Bono e Lego of Olympus. Cada uma é orientada por dois professores, que atuam como técnicos.
Na competição, além de colocar os robôs em mesas para batalhas, os times precisam apresentar um projeto com solução inovadora para um problema do mundo real. A ideia precisa estar alinhada ao tema da temporada de disputas, que, desta vez, é Energize e tem o propósito de convidar crianças e adolescentes a reimaginar o futuro da energia sustentável. Na FLL Challenge, o desafio foi intitulado Super Powered e os grupos exploram a origem, a distribuição, o armazenamento e a utilização de energia.
Para a temporada 2022/2023, a equipe Albatroid desenvolveu o projeto SOLAR — acrônimo para Sistema Otimizado de Limpeza Automática Rápida. A ideia é promover a lavagem automatizada de placas solares, em intervalos de tempo predefinidos, de forma a evitar a perda da eficiência do equipamento por sujeira. Entre os benefícios está a diminuição do risco de acidentes em altura decorrentes do trabalho de limpeza dos equipamentos.
Já a Bono, equipe formada por seis garotas, tem como foco o projeto Giro do Norte, que consiste em uma roda d’água para gerar energia para comunidades ribeirinhas. A proposta é que o engenho, superficial e feito de materiais recicláveis, funcione com a correnteza do rio e alimente três cômodos, uma geladeira e um congelador.
Também representante do Sesi-DF, a Lego of Olympus aposta em uma pulseira chamada Move Plus, que transforma as energias cinética e térmica, produzidas pelo corpo humano, em energia elétrica. A conversão possibilita o carregamento por indução de aparelhos celulares. A ideia contribui para o meio ambiente, uma vez que reutiliza energia que seria desperdiçada.
Além dos robôs
Na competição, quatro quesitos são avaliados. Além de colocarem os robôs autônomos em mesa, os estudantes precisam estar norteados por valores fundamentais, os chamados core values, que incentivam o respeito e a cooperação. Assim como o projeto de inovação, o desafio na mesa e o design do robô, os core values valem pontos. Cada uma das quatro áreas tem o mesmo peso no desafio, correspondendo a 25% do desempenho da equipe.
Festival Sesi de Robótica 2023
O evento nacional reunirá, além das disputas da FLL, provas das competições First Tech Challenge (FTC), First Robotics Competition (FRC) e F1 in Schools. Clique aqui e conheça as equipes que representarão o Sesi-DF na F1 in Schools.
A programação será aberta ao público. Na quarta-feira, 15 de março, dia de ambientação das equipes, a entrada será permitida das 15h às 17h. As competições terão início na quinta (16) e seguirão até sábado (18), com a visitação do público das 9h às 17h.
Acompanhe o progresso das equipes no site, no Facebook e no Instagram do Sesi-DF.