Etapa do DF do Torneio Sesi de Robótica vai até sábado (9)

8 12 2023 Torneio Regional de Robotica 2023 Foto Victor Hugo Pessoa CAPA 3Co-me-çou! Nesta sexta-feira, 8 de dezembro, 153 competidores deram o play na etapa do Distrito Federal do Torneio Sesi de Robótica First Lego League (FLL) Challenge. As 21 equipes inscritas na competição começaram a chegar ao ginásio do Sesi Taguatinga por volta das 7 horas. Até sábado (9), o local, que tradicionalmente sedia jogos de vôlei, é arena para disputas entre robôs criados e programados por crianças e adolescentes de 9 a 15 anos.

Participam equipes de cinco unidades da Federação: DF, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia. A Rede Sesi-DF de Educação é representada por seis grupos: Albatroid, Atomics, Bisc8, Hawkings, Lego Field e Lego of Olympus (clique aqui e saiba mais sobre cada um). Na disputa, os grupos concorrem a vagas no torneio nacional, previsto para o fim de fevereiro.

“O aprendizado que vocês desenvolvem na robótica é um diferencial no ensino técnico, na faculdade e no mercado de trabalho. Aproveitem bastante estes dois dias!”, disse o presidente em exercício da Federação das Indústrias do DF (Fibra), Pedro Henrique Verano, ao declarar aberto o torneio, em cerimônia pela manhã.

Mais cedo, os participantes haviam dado início à montagem dos pits, como são chamados os estandes em que cada equipe apresenta aos visitantes o projeto de inovação desenvolvido para a temporada. Nesse quesito, os estudantes foram desafiados a explorar o uso de tecnologia e das artes para ajudar outras pessoas a participar de atividades que amam fazer. A proposta dessa categoria é pesquisar uma problemática real e apresentar uma solução.

8 12 2023 Torneio Regional de Robotica 2023 Foto Marcos Gomes CAPA 2A união e o trabalho em grupo também valem pontos. Os core values (valores fundamentais) são analisados pelos juízes, que observam se os participantes incentivam o respeito e a cooperação, mantêm uma competição amigável e compartilham conhecimento.

Nas mesas de competição, onde os estudantes colocam os robôs de Lego para funcionar, a corrida é contra o tempo. Os grupos participam de rounds de dois minutos e meio em que devem cumprir uma série de missões em uma arena temática e somar o máximo de pontos. É o desafio do robô, que ainda pela manhã agitou o ginásio com os treinos e os rounds de teste.

Os equipamentos também são avaliados na categoria design do robô, em que são analisados, entre outras coisas, o processo de criação do robô pela equipe e os testes de código de programação.

Evento aberto ao público
O torneio integra as competições da organização norte-americana First — que promove o interesse de crianças e jovens de várias partes do mundo nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática. O grande tema da temporada 2023/2024 é First in Show, que exige também muita criatividade para explorar o mundo das artes. Na FLL, o subtema é Masterpiece.

No Brasil, o Serviço Social da Indústria (Sesi) é o operador da competição desde 2013. O torneio local é organizado pelo Sesi-DF. “Estamos com o coração pulsando por recebê-los”, afirmou a juíza-chefe do torneio, Van Jordão, às equipes, na cerimônia de abertura. “Muito obrigada ao Sesi por acreditar que educação e ciência se fazem assim”, destacou.

O evento está aberto ao público nesta sexta (8) até as 17 horas. Amanhã (9), das 10 horas ao meio-dia. As finais serão a partir das 13 horas de sábado e a cerimônia de premiação está marcada para as 15 horas. O Sesi Taguatinga fica na QNF 24, Área Especial, em Taguatinga Norte.

Texto: Samira Pádua
Foto 1: Victor Hugo Pessoa/Sesi-DF
Foto 2: Marcos Gomes/Sesi-DF
Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
 
Veja a galeria de fotos:
Torneio Regional de Robótica 2023

Pesquisar

logo face1 logo instagram1 logo linkedin1 logo youtube1 logo fliker1

BANNER ACESSE EDITAL 2