Veja como foi o primeiro dia de competição da Albatroid no Western Edge Open
- Detalhes
- Publicado: Sábado, 01 Junho 2024 12:31
“Vem com a Albatroid, vem, vem com Albatroid!” O tradicional grito de “garra” da representante do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) no torneio de robótica Western Edge Open, no sul da Califórnia, foi entoado pelas ruas de Long Beach logo cedo. A competição teve início na sexta-feira, 31 de maio.
Do hotel até o local das disputas, a animação tomou conta dos estudantes, que levavam consigo os materiais para montagem do pit que os acompanham na jornada de três dias de disputas no torneio internacional, uma das competições da organização norte-americana First. O grupo teve uma hora e meia para organizar o espaço onde exibem seus trabalhos ao público e aos juízes.
A estreia na mesa da competição da First Lego League (FLL) Challenge se deu durante os rounds de treino e de teste. A Albatroid mostrou potencial logo no primeiro round oficial. No Desafio do Robô, a pontuação máxima é 550. “A gente conseguiu atingir 530 pontos! Nós estamos muito felizes e animados e esperamos subir ainda mais”, disse Júlia Miranda, de 13 anos.
“Quando vi que estava dando certo, eu simplesmente fiquei muito emocionado, mas tive que me manter no foco”, contou Filipe William Cavalcante, de 14 anos, que, durante o round, cuidou do lançamento do robô.
Neste sábado, 1º de junho, estão previstos mais dois rounds oficiais, além da apresentação do projeto de inovação aos juízes. A Albatroid levará à sala de avaliação o projeto SurdoMusic: uma pulseira para pessoas surdas que, ao ser conectada por bluetooth a um aparelho celular, converte o som em vibração e proporciona uma experiência musical inclusiva.
![]() |
![]() |
![]() |
Números
De acordo com a organização do Western Edge Open, participam da competição 85 equipes da FLL de 20 países, totalizando 750 estudantes. O diretor regional sênior da First na Califórnia, David Berggren, afirma que torneios desse tipo são uma oportunidade para que diferentes culturas se reúnam e celebrem juntas.
“O objetivo e a missão da First são inspirar, reunir e entusiasmar estudantes nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática para que possam compreender as profissões e ter a capacidade de resolver problemas do hoje e do amanhã”, explicou.
A temporada 2023/2024 de competições da First tem como tema First in Show, que exige também muita criatividade para explorar o mundo das artes. Na categoria FLL Challenge, o subtema é Masterpiece.
“São as melhores equipes de cada país competindo juntas e algo muito impressionante é observar essas equipes de todo o mundo trabalhando em busca da mesma meta”, completou Berggren.
O primeiro dia terminou com a tradicional festa em que os estudantes celebram o início de mais uma competição, presente em todas as etapas.
A viagem dos estudantes Ana Clara Silva, Ana Nascimento, Dóris Emily Azevedo, Filipe William Cavalcante, Gustavo Rafah Souto, Isa Dora Campos e Júlia Miranda, da equipe Albatroid, e dos dois técnicos do time, André Mota e João Mateus Alves, é patrocinada pelo Sesi-DF. A comitiva é acompanhada pela gerente executiva de Educação do Sesi/Senai-DF, Valéria Silva, pela gerente de Desenvolvimento e Tecnologia Educacional do Sesi/Senai-DF, Thaysa Tonhá, e pela coordenadora de Competições Educacionais do Sesi/Senai-DF, Eliséia Tavares. De forma voluntária, o estudante Pedro Paulo Balbino apoia os alunos como mentor.
Acompanhe a participação da equipe Albatroid no Western Edge Open também pelas redes sociais do Sesi-DF no Instagram (@sesi_df) e no Facebook (@sesidf).