1ª Corrida Nacional do Sesi reúne 1,6 mil participantes no DF
- Detalhes
- Publicado: Quinta, 01 Mai 2025 16:48
Nesta quinta-feira, o movimento na Esplanada dos Ministérios começou bem cedinho, mas não eram servidores chegando para mais um dia de atividades. É que 1,6 mil pessoas escolheram iniciar o feriado de 1º de maio, Dia do Trabalho, movendo o corpo e praticando a solidariedade. Elas participaram da 1ª Corrida Nacional do Sesi no Distrito Federal. Com o tema Correr Faz o Bem, a iniciativa — uma correalização do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi) e de Departamentos Regionais da instituição — ocorreu de forma simultânea em 23 unidades da Federação.
O objetivo da Corrida Nacional do Sesi é promover a conscientização, especialmente entre trabalhadores da indústria, sobre a importância da prática de exercícios físicos e estimular a solidariedade. Os atletas que adquiriram a meia social e os industriários fizeram a doação de 2 quilos de alimentos não perecíveis cada um no momento da entrega dos kits. No Distrito Federal, foram arrecadadas mais de 2,8 mil toneladas de mantimentos.
A prova teve início às 7 horas. A largada e a chegada foram em frente à Catedral Metropolitana de Brasília. Houve dois percursos: de 5 km, não só para corrida, mas também para caminhada, e de 10 km. Os participantes receberam medalha e lanche pós-prova. Foram entregues troféus para os três primeiros colocados de cada categoria e para as três empresas industriais com o maior número de inscritos. Veja a lista completa de premiados.
O superintendente do Conselho Nacional do Sesi, Sérgio Mendonça, explica que a ação reforça o papel da instituição como promotora do bem-estar e da qualidade de vida. “Essa mobilização simultânea em mais de 20 estados brasileiros é um convite à sociedade para reconhecer a importância do trabalho, da saúde e da solidariedade como pilares do desenvolvimento do País”, afirma Mendonça, que participou da caminhada.
Quem deu a largada foi o presidente em exercício da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Pedro Henrique Verano, que correu 5 km. “Promover ações de qualidade de vida para os industriários faz parte da missão do Sesi, por isso a retomada da tradicional corrida da instituição no Dia do Trabalho tem significado especial”, disse, referindo-se à antiga Corrida do Trabalhador.
A vice-governadora do DF, Celina Leão, também cumpriu 5 km de corrida e destacou o valor da iniciativa para Brasília. “Para se ter um ambiente de trabalho saudável, é preciso estimular o cuidado com si próprio. O serviço desempenhado pelo Sesi vai além do cuidado físico, pois trata também da saúde mental. E, assim, consequentemente, teremos uma sociedade mais feliz e produtiva.”
Também participaram do evento esportivo o superintendente regional do Sesi-DF, Marco Secco, o diretor superintendente do Departamento Nacional do Sesi, Paulo Moll, a senadora pelo DF Leila Barros (PDT) e o empresário da indústria Paulo Octávio Pereira.
Programação de saúde e lazer
Além da infraestrutura para a corrida, o Sesi-DF levou à Esplanada dos Ministérios neste 1º de maio um circuito de atividades gratuitas para participantes e para o público geral, com exame de bioimpedância, aferição de pressão, acupuntura, massagem e atendimento oftalmológico. Para as crianças, escovódromo (incentivo à higiene bucal) e brincadeiras, como cama elástica e totó.
O evento esportivo ocorreu em parceria com a Associação dos Servidores da Justiça do DF (Assejus), a ISG Participações, a Soltec Engenharia, a Ibirá Água Mineral Natural e a Gravia. Teve, ainda, apoio do Oftalmed — Hospital da Visão e da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do DF, vinculada ao Ministério do Trabalho e Emprego. Houve também sorteio de vouchers de serviços do Sesi Saúde e de atividades esportivas do Sesi-DF.
O cuidado com o meio ambiente teve atenção especial na 1ª Corrida Nacional do Sesi no DF. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF) elaborou o Plano de Gestão de Resíduos Sólidos para a prova e o evento foi estruturado para que houvesse o controle, o recolhimento e a destinação correta ou o reúso dos resíduos produzidos.
O evento será auditado pelo Instituto Lixo Zero Brasil, que fará a verificação da gestão dos resíduos pela organização da corrida e, se cumpridas as exigências, emitirá o Selo Lixo Zero.
Veja a galeria de fotos: