Sobradinho vence na categoria Sesi do 2º Prêmio Controladoria na Escola
- Detalhes
- Publicado: Quarta, 05 Dezembro 2018 17:51
A escola de Sobradinho do Serviço Social da Indústria (Sesi) foi a campeã da categoria Rede Sesi no 2º Prêmio Controladoria na Escola. Também competiram as unidades de Taguatinga e do Gama. A cerimônia de premiação foi na tarde de terça-feira (4), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, com a presença do governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, da superintendente regional do Sesi-DF, Gricelia Pinheiro, e do controlador-geral do Distrito Federal, Lúcio Pinho, além de membros dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário locais e alunos e docentes das escolas participantes.
Criado pela Controladoria-Geral do DF em 2016, o prêmio visa a promover a cidadania e a participação social, estimulando a formação ética dos alunos e a vocação como agentes transformadores do ambiente em que vivem. Apenas escolas públicas puderam se inscrever na primeira edição, em 2017. Neste ano, a participação do Sesi-DF foi possível graças a um acordo de cooperação técnica firmado entre a instituição e a Controladoria-Geral do DF.
O projeto começa com a capacitação dos professores para que administrem as atividades do prêmio nas escolas. Na sequência, os alunos fazem a auditoria cívica, avaliando a unidade de ensino. Para cada situação mapeada, são planejadas e executadas soluções. Há também desafios com foco em modificar a realidade escolar. Foram oito atividades, todas avaliadas pela comissão responsável que, ao final, classificou os vencedores.
De acordo com Gricelia, a participação das três escolas do Sesi no projeto mudou a realidade da instituição como um todo: “Essa experiência deixa um grande legado para nós. As ações permearam toda a vida escolar, envolvendo docentes, diretores, pais e comunidade. Agradecemos nossos parceiros pela oportunidade de participarmos”, disse, na cerimônia.
No Sesi Sobradinho, algumas das ações realizadas foram a produção de uma música sobre honestidade, a criação de um espaço para troca e venda de doações e a apresentação dos projetos elaborados aos pais e à comunidade escolar. Outras atividades que receberam grande destaque foram a montagem de um espaço de convivência na escola e a instalação de catracas eletrônicas, com um sistema de identificação dos horários de entrada e saída. Ao passar pela catraca, os alunos registram seus cartões individuais e automaticamente os pais recebem um e-mail com os horários em que os filhos chegaram ou saíram da unidade.
“Nossos projetos ficaram muito bons, nós realmente nos dedicamos, mas não esperávamos conquistar o primeiro lugar. Os resultados refletiram na vida da escola e vão ficar para os alunos que virão nos próximos anos”, disse Júlio Araújo, aluno da 3ª série do Ensino Médio.
Para a categoria das escolas do Sesi, a premiação é uma viagem de dois dias para Caldas Novas oferecida a três alunos e um professor que serão escolhidos pela escola. Também foram reconhecidas com um certificado e premiadas com cursos de pós-graduação as três professoras que se destacaram no projeto: Karla Cristina, de Língua Portuguesa (foto), Sara de Oliveira, de Música (foto), e Kamila Pereira, de Educação Física.
2º Prêmio Controladoria da Escola
Cento e oito escolas públicas se inscreveram nesta edição, quatro a mais que em 2017. Os alunos foram divididos em duas categorias: Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Na categoria criada em 2018 para as escolas do Sesi, participaram estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio.
Ao todo foram premiadas 37 escolas com reconhecimentos em dinheiro e em viagens. A campeã da categoria Ensino Fundamental (4º e 5º ano) foi o Centro de Ensino Fundamental Cerâmicas Reunidas Dom Bosco, de Planaltina. Na categoria Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano) e Ensino Médio (1º, 2º e 3º anos), a escola vencedora foi o Centro Educacional Gesner Teixeira, do Gama.
Veja mais imagens da premiação no Link.
Texto: Aline Porcina
Fotos: Helio Montferre/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra