Pelo menos 2 equipes de robótica do DF podem ir a torneios internacionais
- Detalhes
- Publicado: Domingo, 17 Março 2019 20:53
O Distrito Federal garantiu duas vagas e uma suplência em eventos internacionais de robótica durante o Torneio Sesi de Robótica First Lego League (FLL), ocorrido neste fim de semana, no Rio de Janeiro. As equipes Albatroid, Legofield e Lego of Olympus são formadas por alunos, ex-alunos e professores do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF). A Lego of Olympus trará para casa, ainda, o troféu de melhor trabalho em equipe. O tema da temporada 2018/2019 é Into Orbit (Em Órbita) e desafia os estudantes a pesquisar sobre as questões relacionadas a viver e viajar no espaço.
A equipe Albatroid, do Sesi Taguatinga, conquistou uma das duas vagas para o Aberto da Ásia, em Sydney, na Austrália, de 4 a 7 de julho. Os estudantes buscaram soluções relacionadas aos transtornos psicológicos sofridos por astronautas durante missões espaciais de longa duração. Eles apresentaram um capacete que utiliza terapias alternativas, como a cromoterapia, a musicoterapia e a reflexoterapia, para aliviar o estresse pelo estímulo de áreas específicas do corpo humano.
A Albatroid chegou às semifinais do desafio dos robôs com ótimo desempenho na mesa de competições. “Esta é a minha primeira temporada e, para mim, é um sonho já ir para o internacional. Toda a equipe fez sua parte e todos trabalharam juntos ao mesmo tempo. A sensação é de dever cumprido”, afirmou Amanda Merlin, de 16 anos.
A Lego of Olympus, do Sesi Gama, teve premiação dupla. Recebeu o troféu de melhor trabalho em equipe, na categoria dos core values (valores éticos), e ainda foi classificada para uma das etapas internacionais, o Torneio de West Virginia, nos Estados Unidos, que será de 12 a 14 de julho.
O projeto da Lego of Olympus consistia em buscar formas de melhorar a qualidade do sono dos astronautas. A solução apresentada pela equipe foi adaptar os colchões utilizados nas viagens com uma esteira vibratória e com uma manta térmica, a fim de causar um efeito de relaxamento e, com isso, ajudá-los a alcançar o sono com maior facilidade. Para a competidora Lauany Santos, de 16 anos, a palavra é superação. “Durante toda a cerimônia de premiação, a gente ficou nervoso e, quando vi o nome da equipe lá no telão, tudo fez sentido: o trabalho em equipe e tudo de ruim que a gente viveu, todos os problemas que conseguimos superar, tudo valeu a pena.”
A Legofield, também do Sesi Gama, ficou com uma das dez suplências para os torneios internacionais. Eles terão a oportunidade de representar o DF fora do País caso algumas das equipes classificadas não consiga viajar. A psicologia da música foi a base do projeto do grupo para esta temporada. A ideia da equipe é que, por meio de um relógio de pulso usado pelo astronauta e de um aplicativo de celular, seja possível identificar grandes alterações na frequência cardíaca e tocar automaticamente a música indicada para cada situação.
Para o diretor-superintendente do Sesi, Rafael Lucchesi, o resultado mais importante das competições do Festival Sesi de Robótica é a transformação pela educação. “São jovens trabalhando na área de automação, robótica, inteligência artificial, se capacitando e se projetando. O aprendizado dessas competências será decisivo para a vida desses estudantes. O festival é uma demonstração de domínio do conhecimento, mas também de trabalho em equipe e de controle emocional.”
Veja a lista de todos os premiados:
1º lugar-geral – vaga para o World Festival (Houston, EUA, de 17 a 20 de abril)
Jedi’s (Jundiaí-SP)
2º lugar-geral – vaga para o World Festival (Houston, EUA)
Los Atômicos (Araras-SP)
3º lugar-geral – vaga para o World Festival (Houston, EUA)
Red Rabbit (Americana-SP)
Vagas para o Torneio de Arkansas, EUA (de 16 a 19 de maio)
AC/DC/EG (São Caetano do Sul-SP)
Stan Geek (Rio de Janeiro-RJ)
Vagas para o Aberto Internacional da Turquia (de 22 a 25 de maio)
Lego Bros (São Gonçalo do Sapucaí-MG)
Robotics School (Ourinhos-SP)
Vagas para o Aberto do Uruguai (de 30 de maio a 1º de junho)
X-Force (Bauru-SP)
Biotech (Barra Bonita-SP)
Big Bang (Birigui-SP)
Robocamb (Maceió-AL)
Aberto Internacional do Líbano (de 14 a 16 de junho)
FrancoDroid (Rio de Janeiro-RJ)
Conectados-PR (Curitiba-PR)
Galaxy Forces (Mossoró-RN)
Aberto da Ásia, na Austrália (de 4 a 7 de julho)
Albatroid (Taguatinga-DF)
Atombot (São João del Rei-MG)
Torneio de West Virginia (de 12 a 14 de julho)
Lego of Olympus (Gama-DF)
Gametech Canaã (Goiânia-GO)
Suplentes para os internacionais
Techmaker (Blumenau-SC)
Life Sesi Canaã (Goiânia-GO)
Tecnoway (Caxias do Sul-RS)
Agrorobots (Concórdia-SC)
Discovery (Piracicaba-SP)
Tecnorob Evolution (Brusque-SC)
Elev3r (Vilhena-RO)
Thunderbóticos (Rio Claro-SP)
Meq Lego (Catalão-GO)
Legofield (Gama-DF)
Prêmio Inspiração
1º - Robocamb (Maceió-AL)
2º - FrancoDroid (Rio de Janeiro-RJ)
Prêmio Design Mecânico
1º- Techmaker (Blumenau-SC)
2º - Robotech (Aracaju-SE)
Prêmio Pesquisa
1º - Big Bang (Birigui-SP)
2º - Gametech Canaã (Goiânia-GO)
Prêmio Trabalho em Equipe
1º - Lego of Olympus (Gama-DF)
2º - Roboben (Maceió-AL)
Prêmio Programação
1º - X-Force (Bauru-SP)
2º - Lego Bros (São Gonçalo do Sapucaí-MG)
Prêmio Solução Inovadora
1º - Biotech (Barra Bonita-SP)
2º - Liga da Diversão (Campo Bom-RS)
Prêmio Performance do Robô
1º - Lego da Justiça Planalto (Goiânia)
2º - AC/DC/EG (São Caetano do Sul/SC)
Prêmio Gracious Professionalism
1º - AC/DC/EG (São Caetano do Sul-SP)
2º - RoboStorm (Aparecida de Goiânia-GO)
Prêmio Estratégia e Inovação
1º - Thunderbóticos (Rio Claro-SP)
2º - Discovery (Piracicaba-SP)
Prêmio Apresentação
1º - Koelle Pandas (Rio Claro-SP)
2º - Robolife (Candeias-BA)
Campeão do Desafio do Robô
Lego da Justiça Planalto (Goiânia-GO)
Prêmio dos Juízes
Stan Geek (Rio de Janeiro-RJ)
Entenda o torneio
O Torneio Sesi de Robótica First Lego League é um programa internacional de exploração científica para fazer com que crianças e jovens de 9 a 16 anos se entusiasmem com ciência e tecnologia e adquiram habilidades valiosas de trabalho e de vida. Criado em 1998 pela organização estadunidense For Inspiration and Recognition of Science and Technology (First), em parceria com o grupo Lego, o torneio propõe que estudantes sejam apresentados ao mundo da ciência e da tecnologia de forma divertida, por meio da construção e programação de robôs feitos inteiramente com peças da tecnologia Lego. No Brasil, desde 2013, o Sesi é a instituição responsável pela organização das etapas regionais e da nacional.
Reunidos em times de dois a dez integrantes, que podem estar associados a uma escola, um clube, uma organização ou simplesmente ser formados por grupos de amigos, desde que liderados por dois técnicos adultos, os jovens usam a imaginação e a criatividade para investigar problemas e buscar soluções inovadoras que contribuam para um mundo melhor.
Nesta temporada, as 84 equipes que participaram da etapa nacional precisaram identificar e propor uma solução inovadora para um problema físico ou social enfrentado por astronautas durante as viagens de exploração espacial. Na arena, os robôs feitos pelos próprios alunos com peças de Lego cumpriram missões como se locomover em áreas com crateras, ajudar um astronauta a voltar em segurança para a base espacial e até mover satélites para a órbita.
As equipes de robótica são avaliadas pelo projeto de pesquisa, pelo design do robô, pela programação deste na execução de desafios e pelo cumprimento dos valores éticos da competição, como espírito de equipe e respeito aos outros times.
Robótica no Sesi-DF
O Sesi-DF oferece a todos os alunos do 5º ano ao Ensino Médio a Educação Tecnológica. São aulas que estimulam o interesse dos jovens por áreas como Química, Física, Matemática, Engenharias e Novas Tecnologias. Durante esses encontros, as crianças e os adolescentes aprendem brincando, por meio de uma forma de ensino inovadora.
O Sesi-DF oferece educação básica do Ensino Fundamental ao Médio nas escolas do Gama e de Taguatinga; enquanto na unidade de Sobradinho há apenas o Ensino Médio. Para outras informações, entre em contato pelo telefone: (61) 4042-6565.
Veja aqui a galeria de imagens.