Sesi-DF lança edital de gratuidade de 2021 para Novo Ensino Médio
- Detalhes
- Publicado: Quarta, 18 Novembro 2020 09:50
*Atualizado em 1º/12, às 18h.
O Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) lançou nesta quarta-feira, 18 de novembro, o edital de gratuidade regulamentar para o ano letivo de 2021. São 128 vagas para a 1ª série do Novo Ensino Médio nas três escolas — Gama, Sobradinho e Taguatinga. Industriários e seus dependentes têm prioridade de matrícula, mas a comunidade também pode concorrer. A gratuidade regulamentar é para pessoas de baixa renda.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site do Sesi-DF. O processo seguirá o seguinte calendário:
Etapa |
Prazo |
Inscrição |
18 de novembro a 6 de dezembro de 2020 |
Análise documental pelas escolas do Sesi-DF |
2 a 10 de dezembro de 2020 |
Divulgação dos aprovados |
11 de dezembro de 2020 |
Matrícula |
14 a 18 de dezembro de 2020 |
Os candidatos devem estar regularmente matriculados e cursando o 9º ano do Ensino Fundamental. É preciso ter no mínimo 15 anos completos até 31 de março de 2021 e no máximo 16 anos no ato da matrícula.
Para se inscrever, é necessário preencher o formulário online e anexar:
- Boletins de notas do 6º, 7º e 8º ano ou o histórico escolar do Ensino Fundamental II, assinados e carimbados pelo centro de ensino no qual o aluno está matriculado
- Declaração de Baixa Renda: o responsável deverá redigir uma declaração manifestando se enquadrar em situação de baixa renda ou apresentar documento que comprove ser beneficiário do Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal
- Cópias da carteira de trabalho: página que comprove vínculo com a indústria, devendo ser identificado o CNPJ da empresa contratante. Este documento é exigido apenas de trabalhadores da indústria.
Ao finalizar o cadastro o responsável verá na tela uma mensagem de confirmação da inscrição.
A documentação das notas escolares servirá para a equipe da Rede Sesi-DF de Educação fazer uma análise de desempenho dos estudantes nas disciplinas de Português, de Matemática, de História e de Geografia. O critério de distribuição das vagas prioriza industriários e seus dependentes que tenham média somada das quatro matérias nos três anos acima de sete pontos. As vagas remanescentes podem ser preenchidas pela comunidade, com a mesma regra de avaliação. A classificação dos candidatos será em ordem decrescente de acordo com o desempenho escolar, ou seja, da maior para a menor média.
O primeiro critério para desempate será a nota de Português. Persistindo o empate, a vaga será a do candidato com maior nota em Matemática. O terceiro critério é quem tem maior idade.
O Sesi-DF fornecerá aos estudantes da modalidade de gratuidade regulamentar as isenções da taxa de matrícula e de todas as mensalidades, além dos livros didáticos. Não serão fornecidos uniforme escolar, materiais de uso individual e outros itens descritos no edital.
Novo Ensino Médio
Os planos de ensino são estruturados em quatro áreas de conhecimento: Códigos e Linguagens, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Além do itinerário formativo para profissionalização, que, no Sesi-DF, será em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF).
Para 2021, os interessados terão a opção de escolher Matemática e suas Tecnologias ou Técnico em Eletrotécnica no Gama; Ciências da Natureza e suas Tecnologias ou Matemática e suas Tecnologias em Sobradinho; e Técnico em Rede de Computadores ou Ciências da Natureza e suas Tecnologias em Taguatinga. A indicação da escolha deve ser feita no formulário de inscrição online e não poderá ser alterada.
*Atualização em 1º/12, às 18h: [O prazo para inscrições do edital de gratuidade regulamentar do Sesi-DF foi prorrogado para até 6/12. Antes, o encerramento estava previsto para 1º de dezembro.]